Atriz premiada, mãe dedicada e mulher multifacetada, Carol Castro vive um momento especial em sua carreira e vida pessoal. Em entrevista à Revista Expressão, fala sobre a conexão intensa com sua personagem em Garota do Momento, o impacto da maternidade, o reconhecimento do público e seus novos projetos. De maneira sincera e inspiradora, Carol revela como busca constantemente se reinventar sem perder a essência, abraçando cada desafio com coragem e emoção.

Expressão: Você contou que passou por uma rápida amnésia aos 16 anos. De que forma essa vivência pessoal influenciou sua conexão com Clarice, sua personagem em Garota do Momento, da novela das seis (Globo)?
Carol Castro: Me ajudou muito porque conheço bem dores de cabeça, essa confusão mental… e o nervoso de não se lembrar de coisas tão óbvias como onde eu morava, por exemplo. Fez com que eu me sentisse na pele como se fosse comigo.

Expr.: A novela tem sido muito bem recebida pelo público e pela crítica. Como você tem lidado com essa repercussão e o carinho dos fãs?
C.C.: Eu amo! Fico mais do que feliz, me sinto realizada porque sempre quis um desafio desse tipo na televisão. E o carinho e reconhecimento do público é o combustível para nós, artistas!

Expr.: Clarice é uma mulher à frente de seu tempo, com um forte senso de justiça. Quais aspectos dela você mais admira e se identifica?
C.C.: A amorosidade, empatia, força, coragem, garra…

Expr.: Por falar em amorosidade, você já compartilhou que a maternidade foi um dos maiores aprendizados da sua vida. Como a chegada da Nina transformou sua visão sobre o mundo e sobre si mesma?
C.C.: Ressignifica tudo! Conhecer o amor mais verdadeiro, puro e incondicional que existe é transformador. E educar é um reeducar-se diário. Me sinto muito mais potente, empoderada, e me tornei mais “medrosa” em relação a mim e, consequentemente, à minha filha. Sempre fui muito aventureira, sem medo… aquela que se joga em situações radicais, esportes etc. Depois da maternidade, esse cuidado vira autocuidado. Muda completamente.

Expr.: O que mais te inspira na Nina e o que você mais deseja ensinar a ela nesse momento da infância?
C.C.: Quero ensinar que o mundo é bom (apesar de ser tão duro e desafiador, ainda mais para nós, mulheres) e mostrar que existe amor, proteção, que ela tem uma mãe presente, acolhedora e parceira.

A Nina me inspira muito com sua sede e alegria de viver… seu jeitinho levado e esperto ao mesmo tempo. Ela me faz cuidar da minha criança interior e colocá-la no colo para que nenhum dos meus traumas respingue nela.

Ela me faz ser mais organizada, mais vaidosa e estar sempre sorrindo, pois ela é o sol da minha vida!

Expr.: Com mais de 20 anos de carreira, você transita com naturalidade entre diferentes tipos de personagens. Como você escolhe seus papéis e o que busca em cada novo desafio?
C.C.: Escolho sempre uma história que eu queira ajudar a ser contada. Que eu acredite. E claro, que me desafie. Eu busco versatilidade, diferentes gêneros e tipos de papéis. Nada melhor do que pegar um personagem que me tire da zona de conforto e me dê a oportunidade de mostrar minhas diversas camadas de possibilidades!

Expr.: Você foi eleita a melhor atriz do ano no Prêmio F5 por sua atuação em Garota do Momento. O que esse reconhecimento representa para você neste momento da sua trajetória?
C.C.: Nossa! É uma honra e um marco muito grande. Porque em 22 anos de Globo, foi minha primeira indicação a algum prêmio — e ainda ganhei pelo voto popular! E a voz do povo é a voz de Deus, né?

Esse reconhecimento é algo que me estimula e me faz pensar que estou no caminho certo. É um impulso para seguir!

Expr.: Além da televisão, você tem se destacado no cinema e no teatro, recebendo prêmios como o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado. Como essas experiências em diferentes mídias enriquecem sua atuação?
C.C.: Eu amo e quero continuar atuando em todos esses universos diferentes: teatro, televisão, streaming, cinema…

Isso se encaixa dentro da versatilidade que procuro. É sobre os meios e também sobre os tipos de papéis. Gosto de poder ser camaleoa.

Expr.: Quais são seus próximos projetos e o que os fãs podem esperar de você nos próximos meses?
C.C.: Tudo indica que vou voltar para o teatro e talvez assumir outro trabalho ao mesmo tempo dos ensaios da peça! Estamos vendo se vai dar certo com as agendas. Espero que sim!Apesar de precisar descansar depois de uma novela que me exige tanto diariamente, física e psicologicamente, eu não consigo ficar sem trabalhar.Amo muito meu ofício e me sinto mais viva e feliz quando estou em ação.

Expr.: O que você gosta de fazer para se divertir e como cuida da saúde e boa forma?
C.C.: Gosto de brincar com minha filha, ter momentos de qualidade com ela e meus gatos. Gosto de estar em contato com a natureza, seja no verde, seja na praia.

Adoro estar perto dos meus amigos e das pessoas que amo. Ver filmes, peças, shows… ouvir música. Isso eu faço o tempo todo!

Cuido da saúde com tudo que falei acima, porque faz bem para a alma e o coração. Também sigo fazendo fisioterapia e fortalecimento do meu joelho operado e de todo
o corpo.

Caminho na esteira e mantenho uma alimentação super regrada — muito mais por questões de saúde do que por preocupação estética. A boa forma acaba sendo uma consequência.