Neste domingo (16 de fevereiro), a premiação BAFTA 2025 anunciou que o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi derrotado na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa pelo filme francês “Emilia Pérez”, dirigido por Jacques Audiard. A cerimônia, considerada o “Oscar britânico”, foi realizada em Londres e contou com a presença de diversos artistas internacionais.

“Ainda Estou Aqui” é baseado na história real de Eunice Paiva, uma advogada que passou 40 anos buscando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar no Brasil. O filme recebeu três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional.

Apesar da derrota, “Ainda Estou Aqui” continua sendo um dos filmes brasileiros mais premiados internacionalmente, acumulando 34 vitórias em 59 indicações. A produção também venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres e o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.

A vitória de “Emilia Pérez” vem em meio a um escândalo envolvendo sua protagonista, Karla Sofía Gascón, que foi alvo de críticas por posts de teor racista e xenofóbico feitos por ela no passado. Mesmo assim, o filme conseguiu superar as polêmicas e levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

Ainda há esperanças para “Ainda Estou Aqui” no Oscar, que será realizado no dia 2 de março. A produção de Walter Salles chegará à cerimônia sem ter vencido nenhum dos principais prêmios televisionados, como Globo de Ouro, Critics’ Choice e BAFTA. A vitória no Oscar poderia ser um grande reconhecimento para o cinema brasileiro e para a história de Eunice Paiva.