Ana Hickmann é um nome que ressoa com sucesso, elegância e versatilidade. Nascida em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, sua trajetória é um verdadeiro exemplo de superação e inovação. De suas origens humildes no interior do Brasil às passarelas internacionais, ela alcançou o estrelato como modelo, tornando-se rosto e musa de grandes grifes, incluindo marcas de renome como Giorgio Armani e Givenchy. Entretanto, seu sucesso não se limitou às passarelas.

Com um espírito empreendedor e inquieto, Ana expandiu sua atuação para além do mundo da moda, tornando-se apresentadora de televisão, empresária e referência em estilo. Seu carisma a levou a conquistar um lugar cativo nos lares brasileiros como apresentadora do “Hoje em dia” (Record). Paralelamente, ela consolidou uma marca própria que abrange desde moda e beleza à decoração e acessórios, mostrando sua capacidade de compreender o mercado e criar tendências.

Por trás de sua trajetória profissional exemplar, Ana Hickmann também é símbolo de resiliência. Uma mulher de sucesso, ela é um ícone que transcende gerações, personificando o equilíbrio perfeito entre glamour e determinação. Sua jornada continua a inspirar e a demonstrar que, com paixão e dedicação, é possível construir um legado que impacta positivamente a vida de milhares de pessoas. Em entrevista exclusiva a Expressão, ela nos conta tudo sobre sua carreira, vida pessoal e projetos futuros, confira:

Expressão: Em 2005, começou a apresentar o programa “Hoje em Dia” (Record) ao lado de Britto Júnior e Edu Guedes e, agora, em 2025, o programa comemora 20 anos no ar. Quais foram as maiores transformações que você presenciou no programa ao longo desses anos e como você vê a evolução do “Hoje em Dia” na televisão brasileira?
Ana Hickmann: Comecei minha trajetória na televisão em 2004, na Record TV, com o “Tudo a Ver”. Em 2005, ganhei meu próprio programa e iniciei minha carreira como apresentadora. Me ensinou muita coisa, e eu entendi que pra poder ser uma boa apresentadora eu tinha que saber conversar com as pessoas e, principalmente, ser uma pessoa curiosa, isso eu sempre fui. Coisas foram acontecendo naturalmente e eu acho que hoje, anos à frente desse programa eu posso dizer que tanto eu, quanto o próprio programa, evoluímos juntos! Mas, algo que é muito interessante, e que eu falo de boca cheia, nós não envelhecemos, o tempo passou, mas a gente só melhorou, fomos acompanhando as mudanças, as evoluções e isso é super importante no meio da comunicação.

Exp.: Em 2004, recebeu um convite do renomado jornalista Paulo Henrique Amorim para apresentar uma coluna de moda no programa “Tudo a Ver” (Record), além da coluna, também assumiu o papel de repórter no programa “Domingo Espetacular” (Record). Como foi essa transição para a televisão?
A.H.: Eu sempre soube que a carreira de modelo era como de jogador de futebol, tinha prazo para começar e terminar. Eu não queria que o mercado ditasse o momento que eu deveria parar, achava que essa escolha tinha que ser minha. Eu tinha 23 anos, morava nos Estados Unidos, estava trabalhando com marcas incríveis e foi nesse momento que eu comecei a trabalhar na televisão. No início, me dividia entre Nova York e São Paulo, pegava até três voos na semana, dormia pouco, era uma correria, mas foi a melhor decisão ter aceitado esse convite. A partir dali, começou a minha carreira como apresentadora.

Exp.: Você saiu de Santa Cruz do Sul rumo a São Paulo com apenas quinze anos para acompanhar suas amigas que sonhavam em ser modelos. Como foi essa decisão e o que você sentiu ao ser a única do grupo a seguir na profissão?
A.H.: A minha realidade em Santa Cruz era totalmente diferente da que eu vivo hoje. Eu era menina da roça, de família simples, morava no interior e longe do glamour. Eu não entendia de moda, mas vi nessa viagem para São Paulo uma oportunidade para mudar a realidade da minha mãe e dos meus irmãos. Não posso dizer que sempre foi meu sonho ser modelo, porque era um universo que eu não fazia parte, mas a partir do momento que eu entrei, eu me dediquei 100%. Confesso que quando entrei naquele ônibus, não imaginava tudo que ia acontecer depois, mas agarrei essa aprovação com todas as forças e me dediquei muito para conquistar tudo que tenho.
Exp.: Iniciou sua carreira internacional em Paris e desfilou para grandes marcas. Como foi essa experiência e quais aprendizados você trouxe dessa fase?
A.H.: Paris é o berço da moda, é diferente de qualquer outro lugar! Eu trabalhei com marcas incríveis e profissionais talentosíssimos, que marcaram o mercado e a história da moda, Giorgio Armani foi um exemplo, lembro até hoje do nervosismo que fiquei quando ele chegou, e assim foi com outros profissionais icônicos. Para uma modelo, trabalhar com eles conta muito! Sem dúvidas, ter contato com grandes marcas me deu bagagem no momento em que eu lancei a minha própria marca, claro que muitos fatores são diferentes, mas de uma maneira geral, eu aprendi muito e levei esse conhecimento para os meus negócios.

Exp.: Em 2002, assinou um contrato com a Victoria’s Secret e desfilou no Victoria’s Secret Fashion Show. Como foi a experiência de desfilar para uma das marcas de lingerie mais famosas do mundo e qual foi o impacto dessa oportunidade em sua carreira?
A.H.: Foi um momento muito marcante na minha vida, porque era o sonho de toda modelo trabalhar com a Victoria’s Secret. Eles já trabalhavam com outras brasileiras, mas estavam em busca de um rosto novo para uma campanha e eu fui a escolhida. Foi incrível! Mas, emoção mesmo foi quando me convidaram para o casting do desfile, me lembro até hoje da sensação, eu sentia que aquele era o trabalho da minha vida. O desfile foi um grande show, tinha atitude, dança, música, gingado, e foi uma experiência incrível que marcou a minha carreira.

Exp.: Em 2001, você foi eleita pela revista GQ Itália como uma das 10 mulheres mais bonitas do mundo. Como foi receber esse reconhecimento internacional?
A.H.: Fiquei muito feliz e honrada! Existem tantas mulheres lindas no mundo. Foi incrível estar entre as 10.

Exp.: Estrelou comerciais para diversas marcas renomadas. Qual é a chave para manter-se relevante e desejada por essas marcas ao longo dos anos?
A.H.: Acredito que a autenticidade, profissionalismo e seriedade em todos os meus trabalhos me conectaram com marcas incríveis. Além disso, o fato de eu ser apresentadora me aproxima do público e faz com que eu converse diretamente com eles. Tenho uma responsabilidade muito grande, e aceito trabalhos que combinam comigo e fazem parte da minha realidade. Sei que muita gente vai confiar no produto porque me vê divulgando,, então sou bastante cuidadosa em relação a isso.

Exp.: Sua marca AH foi lançada em 2002 e desde então tem crescido exponencialmente. Qual foi a inspiração por trás da criação da marca e como você vê seu crescimento ao longo dos anos?
A.H.: Depois de alguns anos trabalhando com moda, conheci grandes estilistas, fui modelo de prova de várias marcas internacionais, muitos vestidos de alta costura foram feitos no meu corpo, e ali eu entendia que eu me encontrava naquele mundo, eu gostava de criação e design. Começou com um convite de Giovanni Frasson, quando ele viu meus croquis, me chamou pra assinar uma pequena coleção junto com o grupo Beira Rio, com a marca Vizzano. Eu brincava comigo mesma falando “Um dia eu vou ter a Maison Hickmann”, por conta da história da Maison Chanel. Eu achava muito legal essa história e falava isso da boca pra fora, porque era um sonho que, pra mim, era inatingível, mas por conta dessa oportunidade, eu consegui transformar esse sonho em realidade. Ao longo da nossa trajetória de marca, nós passamos por vários altos e baixos, e eu acho que faz parte do desenvolvimento de qualquer empresa. E o que sempre foi muito claro e transparente para mim é que desde o começo eu, Ana Hickmann, trabalho para as mulheres, desenvolvo produtos, busco por criações, peças que tenham valor, que tenham qualidade, mas ao mesmo tempo tudo com preço justo. Traduzo a moda do mundo para a mulher brasileira.

Exp.: Com um catálogo diversificado de produtos, como roupas, acessórios, perfumes, calçados e cosméticos, qual é o segredo para manter a qualidade e a inovação em todas essas linhas?
A.H.: Estar atenta às mudanças do mercado e também às necessidades dos meus clientes. Estamos em uma longa trajetória, alguns produtos foram descontinuados, outros permanecem por mais de 15, 20 anos. Fazemos estudos e buscamos inspiração em marcas internacionais para adaptar e trazer esses produtos para a realidade do Brasil.

Exp.: Você lançou seu canal no YouTube em 2017. O que te motivou a criar esse canal e como você se conecta com seu público através dessa plataforma?
A.H.: Eu entendi que o mundo digital era uma realidade e eu precisava me reinventar. Todos já conheciam a Ana modelo e apresentadora, mas o canal me permitiu mostrar mais da minha rotina em família, dos meus hobbies, viagens e momentos especiais. Sinto que isso me aproximou das pessoas, porque passaram a me conhecer de verdade, fora da TV. Aonde eu vou, estou com meu celular gravando e posto os vídeos sempre às segundas e quartas, às 20h.

Exp.: Com uma carreira tão diversificada e de sucesso, como você equilibra suas responsabilidades profissionais e pessoais?
A.H.: É um desafio, principalmente porque há pouco mais de 1 ano, passei a ser a administradora da minha carreira e do meu escritório, com isso, acumulei muitas funções, além das que eu já tinha. Eu me organizei para conseguir levar o Alezinho para a escola todos os dias e agora morando em São Paulo, perco menos tempo no trânsito e consigo aproveitar melhor os intervalos. Nem sempre conseguimos almoçar juntos, mas me esforço para jantar com eles e também evito marcar compromissos de final de semana. Na sexta, gostamos de ir para a fazenda e voltamos só no domingo à noite, é maravilhoso curtir esse tempo com eles e desconectar!

Exp.: Você é sinônimo de beleza desde o início de sua carreira. Como você cuida do seu corpo e da sua saúde para manter-se em forma e ativa na carreira de modelo e apresentadora?
A.H.: Retomei os cuidados esse ano, porque quero me sentir mais disposta e estar bem para a minha família e pro meu trabalho. Faço musculação pelo menos três vezes na semana, evito alimentos muito calóricos, faço drenagem uma vez por semana e tomo suplementos todos os dias. Claro que eu como um docinho de vez em quando, porque eu não sou de ferro, mas tento me regrar ao máximo de segunda a sexta.

Exp.: Quais são os seus planos e objetivos futuros, tanto na carreira quanto em projetos pessoais?
A.H.: 2025 está sendo um ano muito bom. Esse ano eu vou me casar com o amor da minha vida, sempre tive o sonho de ter uma festa de casamento e me vestir de noiva, e agora encontrei a pessoa certa para realizar. Estou vendo meu filho encarar novos desafios, evoluir e é muito bom acompanhar o desenvolvimento dele. Viver ao lado do Edu, do Alezinho e da Maria é maravilhoso e já estamos planejando a viagem para as férias! Na minha marca, vou lançar novos produtos e dar continuidade nessa trajetória de mais de 22 anos. Claro que ainda tenho um longo caminho pela frente e muitos desafios para enfrentar, mas estou positiva que 2025 será um ano incrível para mim.