[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

Por Redação
Fotos Daniel Valenti

A nova modalidade esportiva conquista cada vez mais adeptos e traz diversos benefícios à saúde: Confira!

O Street Workout/Calistenia (treino de rua em sua tradução literal) é a modalidade do momento. Segundo a ‘’World Survey of Fitness Trends for 2018’, o esporte ocupa o quarto lugar na tendência mundial de métodos de treinamentos.

Trata-se de uma vertente da ginástica e soma outras modalidades, em uma prática de SW, por exemplo, o atleta executa movimentos de parkour, hip-hop e ginástica artística. Além de trazer definição para o tônus muscular, sua prática também promove muitos benefícios sócio- afetivos.

Para o esportista Junior Brito essa característica do esporte é muito interessante, porque as pessoas se ajudam e motivam-se umas às outras, o espirito da cooperação está sempre presente e isso resulta em grupos de treinamento e ajuda a criar relacionamentos.

“Nessa modalidade, a cooperação para ajudar um amigo a executar um determinado movimento, o respeito pelas limitações, a interação que promove entre os praticantes é muito importante, as pessoas não se importam com seu credo, gosto musical etc., é simplesmente uma interação entre pessoas que gostam de atividade física”, explica o assessor de esporte, Maycon Vieira Moschini.

Quem pode praticar e quais são os benefícios do Street Workout ?
O Street workout pode ser praticado por qualquer pessoa respeitando os seus limites físicos, sendo adaptado de acordo com o nível em que o praticante se encontra.

A modalidade promove ganho de massa muscular e exige uma demanda de força, potência e resistência como a hipertrofia muscular, que é uma consequência dessas ações. “Com o tempo e, claro, aliado a boa alimentação, normalmente todo o corpo sofre alteração, tanto metabólica como muscular. Normalmente os membros superiores são os mais exigidos, resultando principalmente na definição dos peitorais, dorsais, bíceps e tríceps. Além disso, resulta em melhora cardiovascular de forma moderada. Para intensificar esse trabalho, o praticante pode adicionar uma atividade aeróbica em seu treino”, explica o especialista Moschini.

Por ser um esporte dinâmico, os treinos muita das vezes são em formato de circuito, promovendo condicionamento físico, resistência, força, potência, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora. Sendo ideal para quem busca força, hipertrofia muscular, emagrecimento e uma prática diferente, uma gama enorme de movimentos e exercícios.

Para a prática do esporte muitos recorrem a parques como o do Ibirapuera, porque oferece amplo espaço e contato com a natureza.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_image _builder_version=”3.0.106″ src=”http://expressaoabcelitoral.com.br/wp-content/uploads/2018/06/DV0345.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” always_center_on_mobile=”on” force_fullwidth=”off” show_bottom_space=”on” /][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

Competições

No Brasil as competições são divididas por níveis estaduais e internacionais. As regras variam por categorias e por organização de campeonato.

Dicas

Para começar os treinos em SW é preciso respeitar as progressões de exercícios, postura correta dos exercícios e, a mais importante de todas: paciência. O praticante sempre inicia pelos exercícios básicos (flexão de braços, barra fixa, abdominais, agachamento etc.) Na dúvida procure orientação de um profissional de educação física.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]