Seus dias serão mais longos!

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

Por Redação
Fotos Divulgação

É o que apostam os cientistas para o nosso futuro

Sabe aqueles dias em que você deseja que o dia tenha mais de 24 horas? Isso será possível, mas só daqui a milhões de anos. Isso porque de acordo com cientistas da Universidade de Wisconsin – Madison a cada ano os nossos dias ficam um centésimo de milésimo de segundo (1/75000) mais longos.

Esses números parecem insignificantes mas daqui alguns milhares de anos essa mudança será crucial pois os dias terão mais horas. E se pensar ao contrário, no passado os anos eram mais curtos? E a resposta é sim, cientistas descobriram que antes mesmo dos dinossauros, um dia durava apenas 18 horas. E isso é causado pela distância entre a Terra e a Lua.

O autor do estudo e professor de geociência da Universidade de Wisconsin – Madison Stephen Meyers diz que “À medida que a Lua se afasta, a Terra é como uma patinadora, que desacelera um giro quando estia os braços”. Isso porque o que afeta o eixe e a velocidade de rotação da Terra é o efeito proporcional de distância entre eles, a Lua mais próxima, a Terra acelera, e a Lua mais distante, a Terra desacelera.

Há muito tempo atrás, a Lua estava há 40.000 quilômetros mais próximas da Terra, o que fazia ela girar mais rápido, por isso os dias eram menores. O método utilizado para fazer essas descobertas é chamado de astrocronologia. Esse método usa um modelo estatístico que liga astronomia teórica com observações geológicas, o que faz que seja possível averiguar o passado tanto quanto da terra como do sistema solar.

“O registro geológico é um observatório astronômico para o sistema solar primitivo. Estamos olhando para o seu ritmo pulsante, preservado na rocha e na história da vida’’, afirma Meyers.

Fonte: https://phys.org/news/2018-06-moon-earth-lengthening-day.html

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]