[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]
A modelo e apresentadora de “Conexão Modelos”, exibido na Rede TV e de “Um Show de Noiva”, no canal E! revela seu lado empresária e sua trajetória rumo ao sucesso!
Que a bela Renata Kuerten é sucesso absoluto nas passarelas não temos dúvidas, a catarinense de 1,76 metros saiu da zona rural de Braço do Norte (SC), onde ajudava os pais com a plantação de hortaliças e uma granja de galinha, para se tornar modelo reconhecida mundialmente, tendo por oito vezes estampado a capa da Vogue (considerada a “bíblia” da moda).
A top já desfilou ao lado de outros grandes nomes como Isabeli Fontana, Carol Trentini, Izabel Goulart, na turnê do Monange Dream Fashion Tour. Hoje revela também o seu talento como apresentadora, contratada desde 2015 pela Rede TV é responsável por comandar o “Conexão Modelos”, além do programa “Um Show de Noiva”, no canal E!.
A top de 30 anos explica que, apesar de ter o corpo sempre em forma, não faz dieta: “Não tenho dieta, mas presto atenção na minha alimentação”. Confira a entrevista na íntegra:
Expressão: Foi descoberta aos 14 anos, quando ainda estava na escola. Como isso aconteceu?
Renata Kuerten: Havia um olheiro (pessoa da agência responsável por “descobrir” novos talentos) na minha cidade, que me convidou a participar de um concurso de moda. Fiquei em primeiro lugar e logo fui para São Paulo onde minha vida mudou completamente. Da menina do interior de Santa Catarina fui para o mundo. Minha carreira acabou me levando para França, Espanha, Estados Unidos, Itália e Israel. Nunca mais parei de trabalhar.
Expr.: Por falar em Braço do Norte, município de Santa Catarina, aos cinco anos já ajudava na roça, onde a família tinha uma granja. Quais recordações tem da sua infância?
R.K.: Minha família ainda mora em Braço do Norte, então as lembranças locais são muito vivas. Na minha infância ajudava meus pais e irmãs na lavoura. Nossa rotina era ajudar a colher os legumes e frutas e cuidar da granja, além de ir à escola, claro. Foi em Braço do Norte que tive os meus primeiros sonhos, a vislumbrar novos lugares, viagens e experiências.
Expr.: Em sua trajetória como modelo houveram muitos desafios?
R.K.: Acho que um dos maiores desafios na carreira de modelo é fotografar editoriais de verão estando no inverno. Precisa ter muita concentração e usar o poder da mente para tentar abstrair todo o frio que sentimos.
Expr.: Aos 16 já estava alcançando grandes patamares como modelo. Como foi ter essa independência financeira, as viagens internacionais e uma rotina agitada sendo ainda tão jovem?
R.K.: A gente amadurece muito rápido na moda. É uma profissão que nos exige responsabilidade desde cedo. Eu tive apoio da minha família para administrar todo o turbilhão de coisas que estava vivendo na época, os meus pais sempre foram pessoas presentes na minha vida. A independência financeira me ajudou a proporcionar mais conforto à minha família e dar novas oportunidades a eles, mas em nenhum momento nós nos esquecemos da nossa origem. Isso nos dá senso de realidade e nos faz sentirmos gratos por tudo o que conquistamos.
Expr.: Com a independência financeira veio também o lado empreendedor, tendo investido em terrenos com plantações de eucaliptos, apartamentos, salas comerciais e em uma academia de luta, chamada MXT Fight Academy. Como é esse seu lado investidor?
R.K.: Sempre fui empreendedora, está na genética da minha família. Quando pequena, plantávamos e vendíamos, com a granja que era o nosso sustento. Quando comecei a ganhar meu dinheiro, comprei terrenos de plantações e aos poucos fui entendendo melhor sobre investimentos e as melhores formas de administrar o dinheiro.
Expr.: Além de modelo, empresária é também apresentadora do programa “Conexão Modelos” da emissora “Rede TV!”. Como descobriu que as telinhas também era um espaço para você?
R.K.: Eu era apaixonada pela televisão antes mesmo de saber disso. Quando o Eli Hadid, dono da Mega Models, me aviso que eu iria apresentar um programa televisivo fiquei apreensiva, porque nunca havia comandado uma atração. Gravamos o piloto e, ao final, me disseram que havia ficado ótimo e que o projeto iria ao ar. Passei a investir na área: fiz aulas de fono, peguei dicas de como atuar no palco em frente às câmeras e agora tiro de letra. Percebo a minha evolução: Estou desenvolta e interajo mais com os telespectadores. O “Conexão Models” foi apenas o ponta pé inicial. Vou longe na televisão!
Expr.: Aos 30 anos já foi capa da Vogue Brasil, (considerada a “bíblia” da moda) por oito vezes, como é o seu estilo pessoal?
R.K.: Costumo dizer que tenho um estilo clássico. Sou básica no meu dia a dia, quando tenho um evento mais grandioso, aproveito para ousar um pouco mais nos looks. Sempre tenho a ajuda do meu Stylist e amigo, Dudu Farias.
Expr.: O corpo sempre está em forma, segue alguma dieta específica? Deixe dicas aos leitores de Expressão?
R.K.: Não tenho dieta, mas presto atenção na minha alimentação. Tenho horário para comer, evito frituras, doces e conto com o apoio da minha nutróloga Dra. Cristiane Coelho. Além de ser uma pessoa apaixonada por esportes. Quem me acompanha nas redes sociais sabe que atividade física é algo presente no meu cotidiano. Adoro estar com o corpo em movimento.
Expr.: Já sofreu algum tipo de assédio dentro da profissão?
R.K.: Nunca. Sempre fui respeitada em todos os ambientes que frequentei.
Expr.: Adiante futuros projetos…
R.K.: Estou no ar com o “Um Show de Noiva” exibido pelo canal E! E em breve vou poder contar sobre um projeto que tem muito a ver comigo e com o meu estilo de vida, também na televisão. Além, claro, de estar no ar todos os domingos com o ‘Conexão Modelos’. Aguardem!
Fotos: Divulgação / Jeff Segenreich
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]