O título de mãezona se adequa perfeitamente à atriz, apresentadora e escritora Fernanda Rodrigues (40). Mãe de Bento (3) e Luiza (10), a carioca tem grande parte dos seus trabalhos atuais voltados ao universo infantil e materno, que são para ela uma verdadeira paixão.
No canal GNT, comanda há quase nove temporadas o programa “Fazendo a Festa”, no qual a cada episódio realiza uma festa infantil para um aniversariante mirim, sempre focando em uma produção ao estilo “faça você mesmo”.
Fernanda também se encontrou na posição de blogueira, ao produzir, por oito anos, conteúdo para a sua plataforma “Cheguei ao Mundo”. No ano de 2018, no entanto, decidiu estender seu projeto e lançar o seu primeiro livro “Meu Jeito de Ser Mãe”.
Nas telinhas, seu último trabalho como atriz foi a vilã Fabiana do folhetim das nove “O Outro Lado do Paraiso” (Rede Globo), em que teve grande reconhecimento do público. Ao todo são quase 28 anos de carreira, mas a loira se redescobre cada vez mais e transita por diversos nichos das artes. Confira nossa entrevista na integra.
Expressão: Começou sua carreira aos 11 anos na novela VAMP. Como foi iniciar tão nova na profissão? Quais os principais desafios que enfrentou?
Fernanda Rodrigues: Como eu era criança e a novela era cheia de crianças, a gente se divertia muito! Tenho memórias incríveis dessa época. O desafio era entender o tamanho daquilo, a minha mãe conversava muito comigo sobre compromisso e respeito com a profissão. Eu me divertia, mas sabia exatamente as minhas responsabilidades.
Expr.: As obras “Estrela Guia”, “O Profeta” e “O Astro” são só alguns dos sucessos em sua carreira. Em sua última novela “O Outro Lado do Paraíso” interpretou a vilã Fabiana, com uma carreira marcada por mocinhas, como foi dar vida a essa vilã?
F.R.: Foi demais! Tive muitas oportunidades legais na profissão, só de novela foram 18, mas essa teve um gostinho especial, porque eu estava em um lugar completamente oposto de mim e do que as pessoas estão acostumadas a me ver. Amo desafios e esse foi grande! Agradeço demais a oportunidade que o Walcyr e o Maurinho Mendonça me deram. Já não vejo a hora do próximo.
Expr.: Sua personagem inicialmente era para ser apenas uma participação de alguns capítulos, mas graças ao sucesso ficou até o fim da novela. Como foi ter esse retorno do público?
F.R.: Incrível! Foi um susto. Ninguém esperava, nem o autor, nem o diretor e muito menos eu. Mas são essas coisas inexplicáveis que a gente só agradece e continua dando o melhor. Acho que esse sucesso foi o estranhamento das pessoas em me ver daquele lugar, de vilã, fazendo maldades com a mocinha. Eu amei fazer!
Expr.: O programa “Fazendo a Festa” foi uma mudança e um marco na sua carreira. Como é ser apresentadora pra você? Quais os maiores desafios?
F.R.: Não foi uma coisa que eu fui atrás, isso veio surgindo naturalmente e eu fui aprendendo também. Apresentar tem um gosto especial porque você não interpreta ninguém, você é você mesma. Eu amei poder ser eu mesma no programa. O ”Fazendo A Festa” tem muito a ver comigo, com a minha vida, com a minha relação com meus filhos…então ele é uma alegria imensa pra mim. Estamos na nona temporada e ele é um sucesso absoluto entre mães, pessoas que gostam de festas, de trabalhos manuais e também entre as crianças. Que não era nosso público alvo no início, olha que coisa mais legal? Conquistar as crianças que são tão exigentes. Demais! Acho um barato esse sucesso que ele virou.
Expr.: Mãe de Luísa e Bento, o universo infantil e materno se mostra uma paixão para você. Como é estar em constante contato com esse mundo?
F.R.: É aonde eu gosto de estar, é sobre o que eu gosto de falar. Amo esse universo e me sinto realizada falando sobre esses assuntos, seja no blog, no livro, em bate-papos, no programa do GNT, aonde for!
Expr.: É dona do blog “Cheguei no Mundo”. Como esse projeto nasceu? E o que ele mais te ensinou?
F.R.: Eu estava grávida da Luísa (que vai fazer 10 anos) e eu não achava nada legal para ler sobre o assunto, pesquisava muito e não tinham coisas interessantes na internet, ou livros.
Então eu fui colocando no papel todas as minhas sensações e as minhas experiências, da gravidez, do parto, da amamentação…e aí resolvi fazer o blog.
Foi lindo porque ele nasceu junto com a minha maternidade e hoje ele ajuda muita gente a ter informações que eu não tive na época. Tenho muito orgulho desse meu “filho”.
Expr.: Um dos frutos que o blog trouxe foi o livro “Meu Jeito de Ser Mãe”, publicado no ano passado pela editora Fontanar. Como foi adicionar na sua lista a experiência de ser autora?
F.R.: Foi natural. Quando eu já escrevia no blog há quase 7 anos veio o convite do livro.
Fiquei tensa no início porque eu tenho uma relação muito intensa com livros e achava que poderia ser meio pretensioso da minha parte escrever um. Mas me convenceram de que o livro era uma extensão do blog, e realmente foi assim. Uma continuação natural das coisas que eu fiz, por isso ele se chama “Meu Jeito de Ser Mãe”, porque eu realmente divido as minhas experiências, dificuldade e alegrias da maternidade.
Eu tenho muito orgulho do livro!
Expr.: Com tantos projetos, como é a rotina com seus filhos?
F.R.: Me organizo em função deles. Tento fazer todas as minhas coisas de acordo com os horários deles. É uma matemática pra organizar tudo e fazer as minhas coisas e não perder nada da vidinha deles. Dá trabalho, é cansativo, mas eu amo essa minha rotina doida pra fazer tudo acontecer. Depois tenho muitas recompensas.
Expr.: Quais são os próximos projetos de Fernanda Rodrigues?
F.R.: Acabei de gravar a temporada nova do Fazendo a Festa e preciso descansar um pouco porque foi bem puxado. Estou fazendo um bazar beneficente com umas amigas no final do ano e já estou a mil trabalhando nisso!
Acho que ano que vem vou ter várias novidades.
Me aguardem.