Lucy Ramos já enfrentou altos e baixos em sua trajetória artística e pessoal. Da experiência marcante como a vilã Paulina em “Família é Tudo” (Globo) aos desafios de ser mãe pela primeira vez aos 42 anos, a talentosa atriz revelou as lições aprendidas ao longo dos anos e como cada fase da sua vida impactou sua carreira. Entre lágrimas e risos, ela fala sobre saúde mental, representatividade e os projetos que ainda estão por vir, enquanto se prepara para o futuro e, principalmente, para a chegada de sua filha, Kyara. Uma entrevista reveladora, que nos leva a entender um pouco mais da força, coragem e dedicação dessa atriz que conquistou o Brasil. Confira!

Expressão: Como foi a experiência de interpretar a sua primeira vilã Paulina em “Família é Tudo” (Globo) e quais desafios essa personagem trouxe para sua carreira?
Lucy Ramos: A Paulina chegou em um momento em que eu estava inquieta e buscando um desafio novo na minha carreira. E ela trouxe, tive que explorar muitas camadas pesadas, chegava carregada em casa. Ela tinha baixa autoestima, depressão, dependência, e se sentia rejeitada… Tive que aprender a separar direitinho. Além de, claro, estudar bastante sobre essas temáticas importantes e conseguir comunicar todas essas nuances para o público.

Exp.: Você já interpretou muitos papéis de mocinhas. Como essa transição para a vilã Paulina refletiu a evolução da sua carreira e o que você aprendeu ao dar vida a uma personagem tão complexa?
L.R.: Refletiu um preparo para esse momento. Vim de perfis completamente diferentes e experimentar essa nova vertente do meu trabalho fez eu me sentir uma atriz mais segura. Com a Paulina aprendi que não existem pessoas totalmente ruins ou totalmente boas, todas têm camadas e que precisam sempre explorar o seu melhor lado. Aprendi que temos que pedir ajuda quando precisamos e a importância de uma rede de apoio.

Exp.: Você tem falado muito sobre a importância da saúde mental. De que maneira você acredita que abrir discussões sobre saúde emocional e relacionamentos saudáveis pode ser impactante?
L.R.: Acho que quanto mais falarmos, mais vamos conseguir desmistificar que pedir ajuda para cuidar da saúde mental e emocional não são sinais de fraqueza ou vergonha. A troca de vivências inspira as pessoas a reconhecerem que algo não está bem e que as coisas precisam ser mudadas. Espero que essas discussões sejam o ponto inicial para uma mudança positiva para muitas pessoas.

Exp.: Falando sobre sua trajetória, como o papel de Maria Cesária em “Cordel Encantado” ainda impacta sua carreira, principalmente em relação à representatividade?
L.R.: Até hoje continuo recebendo mensagens que falam da Cesária, ela foi um encanto de personagem! Em 2011, ainda não tínhamos um número volumoso de atrizes negras em papéis de destaque e ela lá, uma cozinheira que virou rainha, histórias antes vividas apenas pelas princesas brancas de contos de fada, pôde proporcionar que muitas meninas negras se inspirassem e se reconhecessem nessa fantasia. Tenho muito carinho sempre por esse trabalho!

Exp.: Você teve uma grande vitória ao vencer a ‘Dança dos Famosos’ em 2020. Como a experiência de ser campeã dessa competição influenciou a sua visão sobre desafios e superações na vida pessoal e profissional?
L.R.: O momento da competição foi um momento muito delicado, estávamos vivendo um período rigoroso da pandemia com muitas notícias tristes. A dança pra mim foi a oportunidade de levar alegria e entretenimento para o público, como também de ocupar minha mente e desopilar através dos movimentos do meu corpo. Sempre que me apresentava, saía com o sentimento de superação, de dever cumprido! Foi muito bom poder explorar essa arte e aprender tanto.

Exp.: Aos 42 anos e grávida pela primeira vez, como você tem vivido a experiência da maternidade? O que mudou na sua perspectiva sobre a vida e a carreira com essa nova fase?
L.R.: Estou vivendo um dia de cada vez. Tem sido uma experiência muito nova e eu quero aproveitar essa jornada. Já sinto as mudanças no meu corpo, na minha rotina e internamente me sinto mais segura, mais forte. É muito doido quando pensamos que estamos gerando uma vida, carregando um ser humano dentro de nós. Estou me cuidando o triplo para proporcionar a melhor morada possível enquanto ela estiver aqui dentro. Sobre a carreira, não estou pensando nisso agora. O foco total é no bem estar e na chegada da Kyara!

Exp.: Após passar por dois abortos espontâneos, você compartilhou que a gestação atual é um momento muito especial. Como você tem lidado com as emoções e a pressão durante essa fase tão pessoal e significativa?
L.R.: Por ter essas experiências anteriores, é impossível não sentir aquele “medo” de que alguma coisa pode acontecer. Mas estou sendo bem acompanhada, me cuidando direitinho e sempre atenta a tudo. E claro, muitas emoções boas, aquela ansiedade em imaginar a carinha, os momentos juntas… as coisinhas… tudo que uma mãe de primeira viagem pensa. Felizmente, tenho um marido que segura minha mão e divide comigo todas essas emoções, não preciso lidar com nada sozinha.

Exp.: Sobre a sua rotina de cuidados pessoais, qual é o segredo da sua beleza e saúde para se manter bem, especialmente com a rotina intensa de trabalho e a gravidez?
L.R.: Meu principal cuidado ultimamente tem sido com a alimentação. Sempre comi de forma regrada e saudável, mas agora preciso redobrar essa atenção. Preciso comer e comer bem! Não tem segredo nenhum, é hidratação, manter o corpo em movimento, suplementação e uma rotina ativa. E aqueles 15 minutinhos de sol sem protetor para ter a vitamina D que precisamos.

Exp.: Com tantos anos de carreira, você tem um segredo para manter o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional? Como concilia a carreira de atriz com a vida familiar, especialmente neste momento tão especial? O que gosta de fazer para se divertir?
L.R.: Eu consigo separar bem. Quando chego em casa, eu sou a Lucilene Ramos, ela é diferente da Lucy Ramos, sem glamour algum. Me reconecto com a minha essência sempre, amo ficar com meus cachorros, fazer um jantar ou um programinha com meu marido, tudo isso me faz reconhecer quem eu sou. Gosto de estar em família… estar presente!

Exp.: Quais são seus planos para o futuro da sua carreira? Existe algum novo projeto ou tipo de personagem que você gostaria de explorar nos próximos anos?
L.R.: Nesse momento estou focada na minha vida pessoal, mas meus sonhos profissionais continuam todos aqui! Futuramente, quero voltar para telinha e continuar contando boas histórias com personagens interessantes e que me satisfaçam. Também protagonizei um filme que está em fase de pós-produção e em breve sairão mais novidades sobre ele.