[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

Grupo formado por artistas africanos em situação de refúgio faz duas apresentações gratuitas

Banda Bomoko
Banda Bomoko

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Banda Bomoko sobe ao palco do Sesc Avenida Paulista para dois shows gratuitos e abertos ao público. Formada por artistas em situação de refúgio, o grupo é possui integrantes do Congo e Angola, sediados no Rio de Janeiro e na Grande São Paulo. A união dos músicos se deu a partir do projeto carioca Música no Museu, e agora a banda faz sua primeira incursão em São Paulo, apresentando o repertório com canções de diversas partes da África.

A BANDA

Foi em 20 de junho de 2017 que músicos do Haiti, de Angola e do Congo se uniram pela primeira vez para tocar em um evento que celebrava o Dia Mundial do Refugiado, assim nasceu a banda Bomoko. O grupo recém-formado se apresentou posteriormente no Forte de Copacabana pelo projeto carioca Música no Museu, hoje considerada a maior série de música clássica do Brasil, mas que se expandindo para outros ritmos vem desenvolvendo um trabalho de inclusão social por meio da música.

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Banda Bomoko sobe ao palco do Sesc Avenida Paulista para dois shows gratuitos e abertos ao público. Formada por artistas em situação de refúgio, o grupo é possui integrantes do Congo e Angola, sediados no Rio de Janeiro e na Grande São Paulo. A união dos músicos se deu a partir do projeto carioca Música no Museu, e agora a banda faz sua primeira incursão em São Paulo, apresentando o repertório com canções de diversas partes da África
Banda Bomoko

A banda se tornou uma alternativa profissional a estes refugiados, com o objetivo de que eles consigam viver exclusivamente como músicos, num projeto profissional gerido por eles mesmos.

O nome do conjunto significa “união” em lingala, língua bantu falada no Congo, e o repertório que a banda traz é composto por músicas de diversos lugares da África.

“Queremos passar mensagens de paz, igualdade e respeito. Também queremos combater o preconceito. Eu admiro o povo brasileiro. São acolhedores e tratam bem os estrangeiros” – diz a cantora angolana Ruth Mariana.

Além de Ruth compõem o grupo também Santos Touskul (voz e baixo), Sagrace Lembe Menga (voz), Sandra Muluila (voz), Christian Mbiya (bateria e percussão) e Christiane Kamba, cantora conhecida no Congo, também em situação de refúgio.

A iniciativa reforça a intenção dos refugiados de compartilhar suas tradições e somar ao ambiente cultural acolhedor do Brasil, ao mesmo tempo em que sensibiliza o público quanto aos motivos que os trouxeram aqui, estimulando a solidariedade e empatia.

SERVIÇO

BANDA BOMOKO

Quando: dias 10 e 11 de novembro de 2018

Horário: às 19h30 (sábado) e 18h30 (domingo)

Local: Praça (Térreo)

Ingressos: Grátis – retirada de ingresso com 1h de antecedência

Duração: 80 minutos

Classificação etária: Livre

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista

Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]