Coro de Santo André procura novos cantores

A Associação do Coro da cidade de Santo André inicia 2020 com as audições para admitir novos integrantes ao grupo. Cerca de 500 pessoas devem passar pelo teste, afim de se juntar a nova formação que promete agitar o Teatro Municipal de Santo André.

O Coro é uma associação sem fins lucrativos e, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André traz importantes mudanças para o próximo ano. Além do tradicional grupo sinfônico, referência na região, também contará com o Coro Comunitário, que ensaiará apenas aos sábados de manhã, criado para atender uma demanda de cantores que não têm disponibilidade para ensaiar nos dias da semana. A meta do projeto é a arregimentação de 500 cantores em todo o ABC.

Além disso, durante o ano serão oferecidos aos associados cursos regulares de teoria musical, técnica vocal e história da música e também minicursos com grandes especialistas, que abordarão temas variados, entre eles, técnica vocal para coros, acústica, postura cênica do cantor, apreciação de ritmos brasileiros, e muito mais. A forma de pagamento é realizada por meio de pequenas contribuições solidárias a preços populares.

A programação de 2020 conta com apresentações de grandes obras como a Sinfonia Nº9 de Beethoven e Carmina Burana, além de projetos de repertórios em que estarão presentes clássicos da MPB, Beatles e Elvis, e dos tradicionais concertos de Natal.

Retrospectiva 2019

Durante o ano passado, o Coro andreense integrou diversas atividades musicais, entre elas se destacam a época natalina, no qual a instituição promoveu o Natal com Pizza na Pizzaria Vero Verde, em Santo André. Sucesso de venda dos convides e gastronomia de qualidade, os musicistas cantaram para o público presente. Toda arrecadação foi destinada a associação e para difundir a cultura da região e colaborar com a Casa Ronald MC Donald ABC.

Outro evento ocorrido no mês de dezembro foi o Natal no Parque Celso Daniel (08), na Casa do Papai Noel, no qual se apresentou para 300 pessoas. E o Natal Solidário, que o Coro de Santo André participou em conjunto com a Orquestra da cidade e reuniu cerca de 3 mil pessoas para assistir ao espetáculo.

O grupo também marcou presença no Festival de Inverno de Paranapiacaba, na Igreja Bom Jesus. O evento ocorreu no mês de julho.

Outros locais receberam as canções do Coro de Santo André. Como igrejas e paróquias da região e o ato cívico de transferência de local da estátua do João Ramalho, quando estiveram presentes o Prefeito e a Primeira Dama da cidade, autoridades e população em geral que puderam conferir de perto os detalhes e músicas regidas pelo Maestro Ondei.

As audições

No dia da audição, o inscrito fará apenas um exercício de classificação vocal e deverá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Fundo de Solidariedade do município.

Os ensaios do grupo sinfônico ocorrem as terças das 19h30 às 21h30, as quartas das 19h30 às 21h30 e aos sábados das 14h às 16h30, no Auditório do Teatro Municipal Flávio Florence. Já o grupo Comunitário ensaiará aos sábados das 10h30 às 12h (local a confirmar).

A novidade é que um dos inscritos do grupo selecionado ganhará um atendimento individualizado de técnica vocal no início dos trabalhos.

Para participar é necessário se inscrever através do e-mail corosantoandre@gmail.com