[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

Por Patrícia Zaina
Fotos Divulgação

Situada ao sul da Dalmácia, muito próxima a Montenegro, Dubrovnik é uma cidade costeira banhada pelo Mar Adriático com praias de águas cristalinas

Muralhas de Dubrovnik

Com uma população de aproximadamente 40 mil habitantes, Dubrovnik é um dos principais destinos turísticos da Croácia para os apaixonados por praias paradisíacas, belezas naturais e arquitetônicas do período medieval.

Escolhida como cenário de muitos filmes tais como Guerra dos Tronos, Robin Hood: Origins e Star Wars – Os Últimos Jedi, Dubrovnik foi fundada no século 7, uma das primeiras republicas existentes, era considerada rival marítima de Veneza, na Itália. A cidade conta com um porto marítimo que recebe turistas de cruzeiros e em determinados períodos do ano há balsas diárias para outros destinos na Croácia e para a Itália, sendo uma opção para distâncias mais longas.

O QUE VER EM DUBROVNIK
CENTRO HISTÓRICO:
Declarada Patrimônio Histórico pela Unesco desde 1979, a Velha Dubrovnik, conhecida também como Cidade Velha é cercada por muralhas bem preservadas do século 13 e 16. A entrada à cidade velha é feita através de dois portões, o Pile Gate, o portão ocidental e entrada para a principal rua da cidade, a Stradun ou pelo Portão Ploce, portão oriental situado através da rua Stradun, próximo ao Forte Revelin, construído no século 15 funciona como museu, local para concertos. Na entrada pela Pile Gate, logo acima do portão está a imagem de São Bras, padroeiro da cidade. As fortalezas, fortalezas Bokar e Lovrijenac estão bem próximas.

O passeio pelas muralhas é uma das atrações imperdíveis, em seus dois quilômetros de percurso temos uma bela vista panorâmica para a cidade medieval e para o Mar Adriático. Durante o trajeto é possível conhecer a Fortaleza Minceta e a Fortaleza de St. John, onde funciona o Museu Marítimo e o Aquário da cidade. No final da tarde com o pôr do sol o passeio torna-se ainda mais inesquecível.

A Placa Stradum é a principal rua do centro histórico, construída no século 12, possui 300 metros de comprimento, é repleta de charmosos cafés, bares e restaurantes e lojas de jóias, artesanato, vinhos e chocolates. Geralmente é muito frequentada por turistas tanto durante o dia quanto a noite.

Placa Stradum
Placa Stradum

Alguns dos principais monumentos históricos da cidade como a Torre do Relógio está situada no final da rua Stradum. Construída no século 15, a torre possui de 31 metros de altura.

O Palácio do Reitor, era a residência oficial da autoridade máxima da república. Em estilo gótico, renascentista e barroco foi construído no século 15 e hoje em dia abriga o Departamento de História do Museu de Dubrovnik.

O Palácio de Sponza construído nos anos de 1516 e 1522, em estilo gótico e renascentista, O nome Sponza é em função da utilização do terreno antes de sua construção que destinava à recolher as águas da chuva. Hoje em dia, no edifício funciona o Arquivo Nacional, mas no passado era utilizado como alfandega, banco, casa da moeda, arsenal de armamento.

Na Praça Gunduliceva ou Gundulic está a estátua de Dzivo Gundurc, considerado o maior poeta da cidade. Esculpida em 1893 pelo artista Ivan Rendic, de Split. No centro da praça, todos os dias das 7h às 12h funciona uma feira livre, na qual os moradores vendem os frutos de suas colheitas, na maioria orgânicos.

PASSEIO-TELEFÉRICO:
O passeio de bondinho em Dubrovnik, conhecido como Cable Car Dubrovnik é uma opção para contemplar a cidade do alto. Construído em 1969 e destruído na guerra civil da Iugoslávia, nos anos de 1991 a 1995, sendo reconstruído em 2010. O trajeto dura em torno de 5 minutos e do alto a vista panorâmica é maravilhosa, na qual é possível avisar a cidade murada, a ilha de Lokrum, o arquipélago de Elaphiti e as montanhas da Bósnia e Herzegovina. No alto há o Museu da guerra da Independência da Croácia aberto para visitação e o restaurante Panorama, considerado um dos melhores restaurantes de Dubrovnik.

PRAIAS EM DUBROVNIK:
Situada fora das muralhas, a Banje Beach é a principal praia de Dubrovnik sendo bastante movimentada durante o verão. Diferente das demais praias da Croácia que são de pedras, a Banje Beach é formada por areia. O local além de belas paisagens para as muralhas, oferece infra-estrutura com restaurante e serviço de praia como cadeiras, guarda-sol e bebidas.

A praia de Sulic, está localizada próxima ao Forte Lovrijenac, cercando a muralha encontramos a praia Buza, onde está o famoso Buza Bar situado nas rochas, com uma esplendida vista e preços justos. Um pouco mais adiante, antes de chegar no porto, fica a praia de Porporela, após a saída do Portão de Ploce.

IMEDIAÇÕES DE DUBROVNIK:
Ilha de Lokrum, com saídas do porto em Dubrovnik, o trajeto leva cerca de 30 minutos até a ilha. É uma reserva natural, e ao desembarcar é pago uma taxa de proteção ambiental. Além de praias mais tranquilas, a ilha conta como atração, o Jardim Botânico, um Forte com uma bonita vista para a cidade, e um Monastério construído em 1023 que atualmente funciona como um restaurante e cafeteria.

Ilha de Lokrum

Arquipélago de Elaphiti, ilhas próximas a Dubrovnik conhecidas por suas mansões, pequenas vilas e belas praias. Há passeios com saídas do porto na Cidade Velha (Dubrovnik) com duração de um dia.

[/et_pb_text][et_pb_team_member _builder_version=”3.0.106″ name=”Patrícia Zaina” position=”Gosta de viajar e fotografar | Cria roteiros personalizados para Itália e conta suas histórias de viagem no blog www.ciaobellaitalia.com.br” image_url=”https://expressaoabcelitoral.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Patricia-Zaina_Perfil_Pb.jpg” background_layout=”light” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]