Quem se interessa pela cultura oriental e ainda gosta de fazer passeios ao ar livre não pode perder o 2º Festival da Cultura Japonesa, que ocorre no sábado, 22/9, a partir das 10h, no Parque Takebe. O evento, com atividades gratuitas e promovido pela Prefeitura de Diadema, tem o objetivo de promover a confraternização da colônia japonesa que existe na cidade e celebrar o início da primavera. No Festival, o munícipe poderá se deliciar com comidas típicas do Japão, participar de oficinas e ainda assistir as apresentações de dança e de artes marciais.

Plantio Cerejeiras – Parque Takebe – Thiago Benedetti

Para a secretária de Meio Ambiente, Tatiana Capel, o evento é importante para que os munícipes saibam a relevância dos japoneses na construção da cidade e para agradecer pela contribuição cultural. “Não temos o número exato, mas tem muitos descendentes de japoneses na cidade. O município tem templos, a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) e o Parque Takebe, que é o único da cidade com características orientais. Esse parque surgiu, porque existia uma empresa de origem japonesa que ficava no local, mas ela acabou fechando e os donos cederam o espaço para a Prefeitura”.

No Festival, o público poderá participar de oficinas de terrário, de Kokedama, que são arranjos de plantas que ficam suspensas do chão, de Shodô (escrita japonesa) e de Mangá, história em quadrinhos tradicionais do Japão.

O evento também contará com barracas de comidas típicas do Japão como tempurá, yakissoba, temaki, uramaki, entre outras delícias. A feira gastronômica é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o Centro Convivência Municipal do Idoso, a Paróquia Santo Arnaldo Janssen e a Igreja Renascer em Cristo. O preço dos alimentos será entre R$ 5,00 e R$ 20,00.

Parque Takebe – Thiago Benedetti

Para animar o público, haverá apresentações de dança, Aikido (luta samurai) e taikô, uma variedade de instrumentos de percussão japoneses. Ainda fará parte do Festival uma exposição de orquídeas, da Associação do Orquidófilos de São Bernardo do Campo e massagens gratuitas, que serão oferecidas por 20 profissionais voluntários da Fundação Florestan Fernandes.

Este ano, também está programado o plantio de cerejeiras.“No ano passado, foram plantadas 20 cerejeiras no Parque Takebe. Essas árvores floresceram e agora serão plantadas mais 20 mudas”, explica a secretária Tatiane Capel.

Parque Takebe

Com características de jardim japonês, o Parque Takebe tem uma área de 10.231 m², que inclui um portal típico do país, passarelas sobre um lago, trilhas sob o bambuzal, quadra esportiva e academia ao ar livre. Confira a programação completa do evento aqui.

Serviço

2º Festival da Cultural Japonesa

22 de setembro – das 10h às 15h

Parque Takebe

Rua Yokohama, 118 - Jardim Takebe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor inserir nome aqui