[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

Por Patrícia Zaina
Fotos Divulgação

Um passeio por Moscou, São Petersburgo e Sochi, três cidades incríveis da Rússia, país que atraiu olhares do mundo por abrigar a Copa do Mundo FIFA 2018

Praça Vermelha
Praça Vermelha

A Copa do Mundo está chegando ao fim, mas ainda impera algumas curiosidades sobre o país que foi sede dos jogos. Considerado o maior país do mundo em área territorial, com mais de 17 milhões de km², a Rússia ocupa grande parte da Europa Oriental e do norte da Ásia. As temperaturas no verão não ultrapassam 25º C, enquanto no inverno variam entre – 40º C ao norte e -8º C ao sul do país.

Com um passado de conquistas e domínio de povos mongóis e tártaros há milhares de anos, o Império dos Czares teve início no século 14 e durou até o século 20, quando durante o período da Revolução de 1917 surgiu a União Soviética e permaneceu até 1991.

MOSCOU
Situada no coração de Moscou, a Praça Vermelha é um dos locais mais simbólicos de toda Rússia. Conhecida por sua imponente beleza e pelos desfiles militares da antiga União Soviética (URSS), hoje em dia a praça recebe diferentes eventos, tais como shows, desfiles militares e datas históricas.

Os principais pontos históricos da cidade podem ser vistos nos arredores da praça, como o Kremlim de Moscou, considerado desde 1990 Patrimônio Histórico da Unesco. O gigantesco complexo fortificado funciona como sede do governo e ocupa uma imensa área no formato de triângulo. Na parte interna das muralhas, muitos palácios, igrejas, jardins e praças são abertos para visitação. Os Jardins de Alexandre, é uma das atrações do Kremlim, situado ao lado externo das muralhas, recebe o nome do czar Alexandre I, pois ele foi o responsável pela recuperação de Moscou após as guerras contra Napoleão. A Praça das Catedrais é onde estão as principais atrações, como o Campanário de Ivã, o Grande que consta com 34 sinos e onde está o maior sino do mundo, o Tsar Kolokol, com 14 metros de altura e 6.6 metros de diâmetro e pesa 202 toneladas.

Ainda na Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio é um dos principais marcos da Rússia. Com uma beleza impressionante e cúpulas coloridas, que simbolizam chamas de uma fogueira em direção ao céu. Foi construída entre os anos de 1555 e 1561, por determinação do Tzar Ivã, o Terrível, em celebração das conquistas sobre os Mongóis de Kazan e Astrakhan.

O Mausoléu de Lenin, situado ao centro da Praça Vermelha, abriga o corpo embalsamado do líder da revolução russa, Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido com Lenin.
Nas imediações do mausoléu está o GUM, uma antiga loja soviética que se transformou no shopping mais luxuoso de Moscou, e possui as principais marcas mundiais de moda e eletrônicos. O edifício possui uma bela arquitetura, construído nos anos de 1889 e 1893 por ordens da Tzarina Catarina II. A noite o edifício fica todo iluminado.

GUM - NOITE
GUM – Shopping

As estações de metrô em Moscou são um marco de construção do período soviético, até hoje mantém a mesma decoração, desde a sua construção. Com uma arquitetura dos anos de 1930, são preservadas e os espaços se assemelham a palácios subterrâneos com colunas de mármores e mosaicos.

Mausoléu do Lenin
Mausoléu do Lenin

SÃO PETERSBURGO

Situada na foz do Rio Neva, São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia. Fundada no século 18 pelo Czar Pedro, o Grande, é conhecida como “Veneza do Norte”, em razão de ser projetada com vários canais que lembram Veneza e Amsterdam. A influência italiana também está presente na arquitetura de São Petersburgo, vários arquitetos italianos foram contratados para projetar os principais marcos da cidade.

A cidade dos palácios e diversas formas de arte, São Petersburgo, é um importante centro turístico da Rússia, considerada a mais europeia e cosmopolita que a sua capital, Moscou.

Situada na Praça do Palácio, o Hermitage – Museu de Inverno, é um dos maiores museus de arte, que abriga importantes coleções de arte e história do mundo, conta mais mais de 3 milhões de itens espalhados em 200 mil m². O Palácio do Inverno, o edifício principal, era a antiga moradia dos czares russos.

Catedral do Salvador do Sangue Derramado
Catedral do Salvador do Sangue Derramado

Com uma arquitetura semelhante a imponente Catedral de São Basílio, em Moscou, a Catedral do Salvador do Sangue Derramado, na Praça do Palácio apresenta cúpulas coloridas e mosaicos no seu interior. Foi construída durante os anos de 1883 e 1907, local onde o imperador Alexandre II foi assassinado.

Diz a lenda, que o prato mundialmente conhecido como “stroganoff” foi criado em São Petersburgo para um diplomata russo chamado “Conde Paulo Stroganoff”, no século 19.

SOCHI

Cidade litorânea situada ao sul da Rússia, entre o litoral do Mar Negro e as montanhas de Cáucaso, Sochi foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno e o Grand Prix de Fórmula 1. A cidade oferece várias atividades para quem gosta de praticar esportes em meio a natureza tais como: mergulho, esqui e alpinismo. Com um clima mais ameno, a cidade oferece também boas opções de praias.

A Catedral do Arcanjo Michael é uma das atrações da cidade, igreja ortodoxa com arquitetura nas cores brancas, foi construída em 1890 e levou 17 anos para ser finalizada.
A cidade conta com o Museu de Arte de Sochi, construído em 1936 e apresenta mais de 6000 obras de arte soviética e do leste europeu.

Curiosidades:
– Em Moscou, o nome da Praça Vermelha deriva da palavra russa “krasnaya”, que pode ser traduzido como “bonito”.
– O metro em Moscou, apresenta o sistema mais movimentado da Europa, transporta em média 6 milhões de pessoas por dia.
– O Lago Baikal, situado na Sibéria, é o lago com o maior volume de água, é também o mais profundo e antigo. Possui 1.680 metros, com 25 milhões de anos.

Lago Baikal
Lago Baikal

[/et_pb_text][et_pb_team_member _builder_version=”3.0.106″ name=”Patrícia Zaina” position=”Gosta de viajar e fotografar | Cria roteiros personalizados para Itália e conta suas histórias de viagem no blog www.ciaobellaitalia.com.br” image_url=”http://expressaoabcelitoral.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Patricia-Zaina_Perfil_Pb.jpg” background_layout=”light” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]