Isabela Souza

Conheça a primeira brasileira a protagonizar uma série da Disney internacional

A atriz, cantora e compositora Isabela Souza é a estrela do fenômeno “Bia“, série argentina do Disney Channel exibida em mais de 40 países, incluindo toda América Latina e Europa. Como fruto do sucesso da obra, a mineira, nascida em 1998, se tornou um nome de grande notoriedade entre o público jovem e venceu prêmios individuais como ‘Melhor Atriz de TV’, no Kids Choice Awards México, e ‘Atriz do Ano’, nos Prêmios Lo Más, ambos por seu papel na série em que interpreta a personagem que dá nome à trama.

Isa também é responsável por interpretar as versões latinas da música “Speechless” (Callar/Ninguém Me Cala), trilha original de maior sucesso do live-action Aladdin (composta por Benj Pasek e Justin Paul, vencedores do Oscar por La La Land), Isabela canta a canção que marca o momento de empoderamento da Princesa Jasmine, personagem de Naomi Scott. Os dois clipes, em espanhol e português, contabilizam quase 20 milhões de visualizações no Youtube. A cantora também contabiliza mais de 325.000 ouvintes mensais no Spotify e soma mais de 24 milhões de reproduções.

Isabela iniciou sua carreira aos 14 anos, quando fez seu primeiro curso de teatro, tendo concluído aos 16. Após quatro anos se dedicando aos palcos, sua estreia profissional aconteceu na série Juacas, em 2017, produção indicada ao Emmy em que interpretou a personagem Brida. Já em 2018 deu voz à primeira princesa latino-americana da empresa de Mickey Mouse, interpretando Elena na música “Minha Vez”, da série Elena de Avalor.

A artista, que também já trabalhou como modelo e é formada em Marketing, agora se prepara para dar um novo passo, vivendo sua primeira antagonista em uma série para o streaming que ainda mantém seus detalhes sob sigilo. Isabella destaca que seu novo trabalho traz personagens bastante humanizados e foge do maniqueísmo do bom ou mau. Diferente de sua atuação anterior, a trama aborda assuntos espinhosos e que também precisam ser falados com o público jovem.

Isabela enxerga o audiovisual como ferramenta potente de informação, inclusive para as futuras gerações, e tem muito o que dizer! Leia a entrevista da nossa capa de outubro!

Isadora Souza
Realizei tantos sonhos com Bia!, comemora Isadora Souza | FOTO: Diego Serres

Expressão: Como você descreveria sua essência enquanto artista — tanto como atriz quanto como cantora?

Isabela Souza: Acredito que encontro minha essência como artista no desejo profundo que tenho de poder trazer um pouco mais de alegria e inspiração para a vida das pessoas. Para mim, dar vida a um personagem é muito mais do que simplesmente estudar sobre ele e atuar. É representar uma história, me colocar nos sapatos de outra pessoa é, literalmente, viver outras vidas, circunstâncias, outros pensamentos. E tendo essa consciência consigo me conectar com o outro, trazer identificação, proximidade. E assim levar adiante a mensagem de que não estamos sozinhos nas nossas histórias, sejam elas como forem. Para mim, essa é a essência e o sentido de fazer arte. Trazer conexão! E com a música acontece a mesma coisa: cada música que vou interpretar é uma oportunidade de me conectar com alguém, de levar uma mensagem que vai ser transmitida através da minha voz. Isso é um privilégio! No momento de cantar ou de escrever uma música me desconecto de tudo ao redor e coloco todo meu coração naquilo. Para mim isso é terapêutico e uma das coisas que mais me apaixona na minha profissão.

Expr: Qual foi o momento de maior dificuldade que já passou em toda essa trajetória pela sua carreira? E de maior emoção?

I.S: Um dos momentos de maior emoção até agora com certeza foi ter tido a oportunidade de ser a primeira protagonista brasileira numa série latino-americana para a Disney. Realizei tantos sonhos com Bia! Ganhei o prêmio de melhor atriz nos Kids Choice Awards do México, evento que sempre acompanhei desde pequena, pude interpretar as versões brasileira e hispânica da música Speechless para o live-action de Aladdin, entre tantas outras coisas que estavam nos meus sonhos desde sempre. Além disso, conheci pessoas maravilhosas que me ensinaram tanto e que vou levar para sempre comigo. Só tenho gratidão por esse momento da minha vida e por tudo e todos que fizeram parte do projeto Bia. Que saudade!
Agora o momento mais difícil, sem dúvidas, foi durante a pandemia. Me lembro perfeitamente de fevereiro de 2020, estava no Chile participando como jurada no Festival Viña Del Mar e divulgando a primeira turnê de Bia. Logo após aquela viagem todo o projeto precisou ficar em pausa até confirmarmos que realmente não seria possível continuar. Foi um dos piores momentos! Já estávamos com os ingressos esgotados no Brasil, ensaiando para rodar a Europa e América Latina com a turnê. Infelizmente, mas corretamente, tivemos que cancelar tudo e voltar para os nossos países. Claro que nossa saúde e segurança, e a do próximo, sempre estão e devem estar em primeiro lugar, mas por todas as expectativas colocadas no projeto, foi um baque. Sonhamos muito com a turnê, estar perto dos fãs, cantar com eles…

Expr: No ramo artístico, quais são seus maiores sonhos? E suas maiores inspirações?

I.S: Sonho em estar também em outros projetos brasileiros, representando nosso país e contracenando com outras atrizes maravilhosas que eu admiro tanto, como a Glória Pires e Cristiana Oliveira, que cresci assistindo e sempre foram referências para mim! Mas além das novelas, sou apaixonada por Cinema e sonho com as telonas nacionais e internacionais. Confesso que um dos meus maiores sonhos é estrelar um filme de ação. Eu amo! Adoro assistir a Hailey Atwell em Agent Carter, por exemplo, e me imaginar dando vida a um personagem assim.
Na música também tenho muitos sonhos e espero poder lançar meu próprio álbum num futuro próximo. Sempre amei escrever e acho que pode ser uma forma de expressar mais da Isabela através da arte e me conectar mais com as pessoas.

Expr: Depois de estrelar “Disney Bia” e “Juacas”, o que você pode adiantar sobre seu próximo trabalho? E depois dele, ou paralelo a ele, o que mais tem vontade de fazer?

I.S: Posso contar que é algo diferente de tudo que já fiz antes. É uma personagem universitária, que procura ser a mais popular e a mais chamativa em todos os momentos, rs, ela sabe o que quer e vai lutar por isso até o final, mas adianto que, durante seu processo de amadurecimento, ela vai passar por muitos desafios e ter muito mais a aprender do que imagina. Estou apaixonada por esse novo projeto e super ansiosa para poder contar mais detalhes! Além disso, a série será multicultural, cheia de hits que a gente adora, muito romance, muita diversidade e uma mensagem linda.
Em paralelo, tenho explorado mais meu trabalho como modelo, que também é uma das minhas grandes paixões. Tenho muita vontade de me aprofundar cada vez mais no universo da moda e da beleza e de compartilhar mais sobre isso também nas minhas redes sociais, sempre da forma mais sincera e humana possível. Quero estar cada vez mais próxima das pessoas que me acompanham e poder compartilhar da arte e do que amo fazer todos os dias!