São Bernardo do Campo, 465 anos!

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

Por Janaina Moro
Fotos Ricardo Carvalho / Ricardo Cassin

O prefeito do município, Orlando Morando (PSDB), adianta as ações de comemoração ao aniversário da cidade

Para celebrar os 465 anos da cidade de São Bernardo do Campo, o atual prefeito Orlando Morando (PSDB) adianta extensa programação esportiva e cultural. Além disso, revela o grande ganho da população: a inauguração de obras como o Viaduto Mamãe Clory, Viaduto Castelo Branco e Avenida José Odorizzi. Confira também o que o gestor revelou sobre os investimentos na área da Saúde, as inovações no setor da Educação, o lançamento de políticas públicas, os planos de controle financeiro e a geração de empregos.

Expressão: Quais foram as ações tomadas que levaram ao Plano de controle financeiro, a saldar uma dívida de R$ 200 milhões deixadas pela antiga gestão e ainda poupar R$ 102 milhões, nos 100 primeiros dias de governo?
Orlando Morando: Cortar os desperdícios da administração pública como carro oficial, diários oficiais impressos, redução em contas de água, redução no número de cargos comissionados e renegociação de contratos. Hoje, por exemplo, firmamos contrato com o aplicativo 99, vamos eliminar a frota de veículos próprios e os funcionários vão usar o aplicativo, será uma economia de 5 milhões por ano, para administração. É a troca de práticas velhas por mais modernas, que a iniciativa privada já utiliza. Estes gastos que eliminamos não voltaram para a administração. O serviço público é burocrático e caro temos de torná-lo eficiente e mais barato.

Prefeito Orlando Morando

Expr.: A construção do futuro Hospital de Urgência (HU), situado no centro da cidade, em substituição ao Hospital Pronto Socorro Central (HPSC) está com obras aceleradas. Quais serão os principais benefícios à população com a implantação desse novo equipamento de Saúde?
O.M.: Estamos praticamente com 50% do hospital construído, a parte estrutural já está pronta. O atual hospital dispõe de 107 leitos e este novo equipamento vai dispor de 250 leitos. O primeiro ganho real é aumentar em 150% a capacidade de atendimento. Hospital maior, com instalações mais modernas. O segundo ponto é o maior conforto para quem está sendo atendido e para o acompanhante também, salas de espera maiores e mais confortáveis, salas de emergências maiores. Todos os conceitos modernos de saúde estarão composto neste novo hospital, que funcionará em 2020.

Expr.: Há projeções para ampliar o programa de Saúde dos Idosos chamado O Cuidadoso, que conta com especialistas em geriatria, consultas odontológicas entre outros serviços?
O.M.: A primeira unidade do programa O Cuidadoso está no bairro do Rudge Ramos. Vamos ampliar o programa, pretendemos inaugurar mais uma unidade, ainda esse ano e vamos estender ele para a cidade. Trata-se de uma iniciativa necessária, já que felizmente a expectativa de vida das pessoas aumentaram sistematicamente. O idoso precisa ter atividades e cuidados diferenciados, trata-se de um programa muito bem aceito pela população.

Expr.: Ainda no âmbito da saúde, em parceria entre o Estado, a Prefeitura e o Instituto do Coração, o Hospital de Clínicas de São Bernardo foi oficializado como centro de referência para cirurgias cardíacas infantis. Com o novo equipamento reduziu a fila de espera para essas cirurgias na região?
O.M.: Elevamos a sua capacidade de atendimento. Quando herdei a administração ele atendia somente 40% da sua capacidade e hoje estamos com 100% funcionando. O governador Alckmin, antes de deixar o governo para ser pré-candidato à presidência da República – assinou um convênio aumentando a transferência de recurso, somados aos nossos, para termos um centro de referência para a saúde cardiológica infantil, pela qual o Incor será responsável. Está em processo de implantação e será um centro regional, seguramente iremos diminuir o número de crianças que estão esperando para fazer a cirurgia cardíaca (especificamente infantil), será o primeiro do grande ABC.

Expr.: Quando será inaugurado o primeiro Hospital Veterinário público do Grande ABC, instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro do Rudge Ramos? Já tem uma projeção de quantos atendimentos irão realizar ao dia?
O.M.: Foi feito uma publicação de edital, está em fase de tomada de propostas, no limite de até setembro estará funcionando. Serão centenas de atendimento, a meta é de termos mais de 500 castrações por mês. Será o primeiro hospital veterinário público do ABC, será também um centro de castração para termos um controle da população animal, especialmente aos animais de rua da nossa sociedade. Temos intenção de ampliar o programa.

Paço Municipal

Expr.: O programa Educar Mais (inserção inédita de ensino integral nas escolas do município), já atingiu 10 escolas. A formatação da iniciativa foi baseada em estudos internacionais. Pode nos falar um pouco sobre os benefícios dessa nova forma de ensino? Há projeções para o crescimento desse programa?
O.M.: Este é um projeto que assumimos no compromisso da campanha e já idealizado no primeiro ano do nosso mandato, para oferecer uma educação que o mundo moderno já oferece. O Brasil é uma exceção na questão das crianças estudarem apenas meio período, em países desenvolvidos elas estudam em período integral. Nós temos que implantar esse método. Mudar o conceito de educar, que seria na parte da manhã ter a grade curricular exigida pelo MEC e na parte da tarde a educação complementar (educação artística, robótica etc.). Neste primeiro ano já conseguimos implantar dez escolas, com aumento de investimento para a contratação e professores qualificados, maior número de alimentação e a construção de mais escolas. Não tenho dúvida de que esse modelo é extremamente bem aceito, tanto que a nossa secretária foi chamada pelo ministério público para saber qual o programa que nós temos para ampliar as escolas nesse modelo. Além disso, temos um retorno positivo pela grande quantidade de procura das mães querendo a transferência para integração dos filhos nessas escolas. Os benefícios são: primeiro a criança aprender mais, segundo a proteção e o terceiro, os pais que trabalham têm mais tranquilidade ao deixar o filho bem cuidado e, por último, os pais não precisarem pagar contra turnos. Ou seja é um programa que só traz virtudes e queremos ampliá-lo, pretendemos chegar entre 30 a 40 escolas, até o final do mandato.

Expr.: O Fundo Social de Solidariedade teve recorde de arrecadação em 2017, com 138 mil peças doadas e encaminhadas para instituições assistenciais. Poderia nos adiantar as próximas iniciativas da instituição?
O.M.: O fundo foi recriado, quando assumimos não tinha fundo social. Minha esposa permaneceu nele até junho e se licenciou, mas o legado que foi deixado foi exemplar, primeiro a campanha do agasalho, sendo a maior já realizada na cidade de SBC, perseguimos o objetivo de repetir esse ano. Segundo as ações sociais como o jantar de aniversário da cidade, foi arrecadado 500 mil reais que foram distribuídos para entidades filantrópicas, além do programa adote uma entidade, o selo de solidariedade (empresas parceiras que ajudam nas causas da cidade, são premiadas anualmente) essas ações ofereceram grande resultado, mas temos novos projetos que nascerão, ainda em 2018 para o fundo social.

Expr.: Poderia nos adiantar os festejos de aniversário?
O.M.: A cidade terá extensa programação esportiva, cultural e também o maior presente que a cidade passa a receber é a entrega de obras que estavam paradas, na gestão passada e que passaremos a inaugurar nos festejos desse ano. Como o Viaduto Mamãe Clory, Viaduto Castelo Branco, Avenida José Odorizzi. Os presentes serão as inaugurações dessas obras que estavam abandonadas, além de um jantar em comemoração.

Expr.: Como está a questão da geração de empregos na cidade e as leis de incentivos?
O.M.: Nós apoiamos uma Lei de incentivo que dá desconto no IPTU para gerar novos empregos na cidade. Essa semana recebemos o anúncio de uma nova unidade de supermercados Sonda, com 500 novos empregos e todo o Parque Industrial da cidade sendo revitalizado. A Volkswagen está recebendo novos investidores, a Scania, a Mercedes, a GROB, tanto as grandes produtoras, quanto o arranjo produtivo local, voltaram a investir na cidade.
Além de novos empregos, algo muito importante é a manutenção dos empregos existentes, desde que nós assumimos a gestão, não tivemos notícias de empresas que deixaram a cidade, pelo contrário, a notícia é de empresas que estão vindo para a cidade, como a nova loja da Coop, Atacadão, Sonda, novas redes varejistas e isso é comprovado pelo Centro de Apoio ao Jovem Estudante (CAJEB). Desde o início desse ano, o CAJEB é positivo, saímos de uma curva vermelha e entramos em uma curva azul, na geração de empregos do município.

Expr.: Adiante-nos os investimentos na área de segurança?
O.M.: Hoje 100% da frota da GCM é nova, foram 50 novos veículos entregues, novos armamentos, todas as inspetorias já entregues, agora a terceira sendo instalada, no Bairro Assunção. Efetivamente a segurança é um problema, mas na nossa gestão em parceria com o estado, estamos atuando junto com a polícia militar e civil para melhorar a segurança da cidade e o resultado vem sendo positivo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]