antor, compositor, produtor musical e empresário Gusttavo Lima, nome artístico de Nivaldo Batista Lima é fenômeno da música sertaneja. Começou sua jornada aos sete anos de idade, filho do tratorista Alcino Landim de Lima e da lavadeira Sebastiana Maria de Lima, caçula de 7 irmãos, trilhou um caminho musical diversificado, passando por projetos, desde tocar no Trio Remelexo, formado por seus irmãos, até integrar a dupla sertaneja Gustavo & Alessandro.

Autodidata, Gusttavo é um talentoso multi-instrumentista, dominando violão, viola, guitarra, piano, bateria, baixo e sanfona, aos 13 anos, tentou seguir carreira em Brasília, por sugestão de um conhecido que se comprometeu a buscá-lo, assim que ele chegasse e ligasse. Quando chegou na rodoviária, ligou várias vezes do orelhão, mas não foi atendido. Passou fome e dormiu no chão da rodoviária por três dias, sobrevivendo apenas tocando guitarra e cantando para que as pessoas deixassem um dinheiro para ele poder comer. No quarto dia, o homem apareceu para buscá-lo e o deixou morar nos fundos de sua casa e ser músico dele.

Depois disso, voltou a cantar com seus irmãos que tinham ido para Brasília, porém não deu certo mais uma vez e se separaram novamente, e assim os irmãos voltaram para Minas e ele continuou em Brasília. Foi assim que, com o nome de “Gustavo”, formou com um amigo a dupla Gustavo & Alessandro, que não deu certo e durou um ano. Passou um tempo sendo guitarrista da dupla Jhonny & Rahony.

Perto de desistir de tudo, outro primo importante na saga familiar sugeriu: “Tente pela última vez, mas vá para Goiânia. É lá que os sertanejos acontecem”. Colocado no lugar certo, ele deu o toque final ao acrescentar um segundo “t” ao nome artístico, já que o nome com só um “t” já tinha registro.
Sua carreira solo decolou em 2009, com o lançamento do primeiro disco pela Audiomix e o sucesso da canção “Rosas, Versos e Vinhos”. Em 2010, o álbum ao vivo “Inventor dos Amores” consagrou sua posição no cenário musical, com hits como “Inventor dos Amores”, “Cor de Ouro” e “Refém”. A canção “Inventor dos Amores” ultrapassou 70 milhões de visualizações no YouTube e alcançou a 17ª posição nas paradas do Brasil.

Seu grande sucesso nacional veio com a canção “Balada”, que inicialmente ele relutou em gravar, mas que se tornou um hit, chegando à terceira posição da Billboard Brasil e alcançando sucesso em diversos países. O álbum “Gusttavo Lima e Você” consolidou sua popularidade, rendendo um disco de platina no Brasil e alcançando boa posição em Portugal.

Ao longo dos anos, Gusttavo Lima continuou a expandir sua carreira internacionalmente, realizando turnês nos Estados Unidos e Europa, além de lançar álbuns de sucesso como “Ao Vivo em São Paulo” e “Do Outro Lado da Moeda”. Sua música mistura romantismo e animação, com hits como “Diz Pra Mim”, “Que Pena Que Acabou” e “Apelido Carinhoso”.

Em 2018, Gusttavo lançou o álbum “O Embaixador”, gravado na Festa de Peão de Barretos, consolidando sua posição como um dos grandes nomes da música sertaneja. O sucesso foi tão grande que ele recebeu o apelido carinhoso de “Embaixador”, título que reflete o respeito e admiração do público pela sua carreira e música.

Em entrevista exclusiva à Expressão, o cantor nos contou os bastidores de seus novos projetos, colaborações com outros artistas e a compra do time de futebol Paranavaí. Além disso, revelou como faz para conciliar a carreira e sua vida pessoal. Confira:

Expressão: Há sempre muita expectativa em torno dos seus shows, seus lançamentos e parcerias musicais. Pode falar um pouco sobre o que está planejando para este 2024?
Gusttavo Lima: Este ano de 2024 está sendo bastante especial por diversos motivos. Além da turnê de shows por todo o país, estamos realizando a turnê de despedida do nosso “Buteco” e apresentando o novo evento “Paraíso Particular”, com um formato bem diferenciado e totalmente inspirado no meu DVD mais recente, que foi gravado no mês de julho do ano passado. Em relação às novidades musicais, sigo com os lançamentos das faixas desse álbum e o público pode aguardar, pois ainda têm muita moda boa chegando!

Exp.: O álbum “Paraíso Particular” foi o mais ouvido no Spotify. A que atribui todo esse sucesso?
G.L.: Primeiramente a Deus e ao público que me acompanha, pois eles são os maiores responsáveis por todos os resultados alcançados ao longo da minha trajetória. Desde o lançamento das primeiras faixas desse álbum, temos conquistado ótimas colocações em todas as plataformas e eu só tenho mesmo a agradecer por isso! Considero esse projeto o melhor que realizei na minha carreira até hoje. Ele reflete muito a minha alma e meu coração, reuniu pessoas especiais e um repertório maravilhoso, tudo isso no lugar que mais amo: minha casa, o meu paraíso particular. É um trabalho feito com muito amor e dedicação e esse sucesso também é resultado de tudo isso.

Exp.: A música “Relação Errada” está sendo uma das mais ouvidas, com participação de Bruno e Marrone. A letra fala que “opostos podem se atrair, mas só dispostos vão permanecer”, mencionando que mesmo com amor a relação acaba, caso um parceiro tente mudar o outro. Fale um pouco sobre a letra e o seu lado compositor?
G.L.: Essa música está com uma repercussão incrível! A apresentamos oficialmente no dia 22 de fevereiro nas rádios e nas plataformas, já alcançando o primeiro lugar nas emissoras em todo o Brasil. No YouTube, em apenas quatro dias foram mais de 5,2 milhões de visualizações e esses números não são à toa, pois ela é de fato uma música muito bonita, com uma letra forte e frases impactantes! Tenho mais de 150 composições próprias, como “Inventor dos Amores” e “Refém”, por exemplo, e voltei a compor para este álbum, mas, essa canção não é assinada por mim e sim pelos meus parceiros, o Christian Luz, o Henrique Moura e Tunico Moura.

Exp.: Com 44,5 milhões de seguidores somente no Instagram, costuma acompanhar as repercussões em torno do seu nome nas redes sociais? É algo em que você costuma ficar muito ligado?
G.L.: Sim, faço o possível para estar por dentro das principais notícias e acompanhar o que é de fato interessante. Realmente, o volume de assuntos é grande, mas, tenho uma equipe muito boa que me dá todo o suporte que preciso.

Exp.: Você já chegou no cenário com uma grande expressividade vocal e isso foi amplificado ainda mais durante sua carreira. Houve muito esforço nesse processo ou foi algo que aconteceu naturalmente? Como cuida da sua voz?
G.L.: No meu caso, tem sido algo natural e o amadurecimento vocal tem acontecido com o tempo. Considero que o cuidado com a voz é algo fundamental, afinal, ela é o meu principal ‘instrumento’ de trabalho, digamos assim. Faço acompanhamento com especialista e sigo à risca todas as recomendações e orientações, incluindo os períodos de descanso que a voz necessita.

Exp.: Sobre a compra do Paranavaí recentemente. Como foi a recepção da torcida e da cidade, você já teve esse grande encontro com o público da região?
G.L.: O encontro com a torcida está para acontecer em breve, provavelmente, na estreia ou em um dos primeiros jogos do Clube no campeonato paranaense. Mas, é importante dizer que desde o anúncio dessa parceria, temos recebido inúmeras mensagens de carinho e tenho certeza de que o encontro com a galera será incrível!

Exp.: Quais são os seus planos e as expectativas de médio e longo prazo para o clube?
G.L.: Na verdade, não estou nessa parceria sozinho. Faço parte de um grupo de sócios e queremos por meio desse acordo poder movimentar o time, dar a ele uma maior visibilidade nacional, criar uma boa base e levar o time à primeira divisão da Copa do Brasil em 2026. Nossa ideia é investir em estrutura, revelar novos talentos e estamos muito otimistas e confiantes de que estamos no caminho certo.

Exp.: Ainda falando do Paranavaí, você traz essa identificação com o futebol ao longo da sua vida, sempre gostou de acompanhar?
G.L.: Sim, sempre gostei muito de acompanhar e, de uns tempos para cá, tenho tido ainda mais aproximação com esse esporte. Às vezes, me arrisco a jogar, mas, não é muito o meu forte (risos).

Exp.: Como é a sua rotina?
G.L.: É de muito trabalho, mas, bem organizada para poder priorizar minha família, meus treinos e também os momentos de lazer e descanso, afinal, todos nós precisamos e merecemos isso!

Exp.: Você gosta de cuidar do corpo e da alimentação? Conte-nos um pouco sobre essa rotina de cuidados?
G.L.: Sim, treino praticamente todos os dias e busco manter uma alimentação o mais saudável possível.

Exp.: Como lida com a saudade dos filhos e da esposa Andressa Suita, quando está em turnê?
G.L.: Já há um tempo, tenho montado com meu escritório uma agenda que me permite aproveitar ao máximo o tempo com minha família para, justamente, diminuir essa saudade.