Giovanna Grigio: Sucesso nas telonas em “Perdida”

Foto: Mateus Aguiar

Após imenso sucesso na série espanhola Rebeldes, a atriz Giovanna Grigio (25 anos) embarca em um novo desafio de sua carreira: protagonizar o filme “Perdida” (adaptação do livro de Carina Rissi). Na trama, a atriz vive Sofia, uma jovem independente que é contra o casamento, mas também uma fiel leitora dos romances de Jane Austen, ocorre que tudo muda quando, após usar um celular, a garota é transportada para o século XIX.

“Foi uma experiência incrível fazer esse filme. Eu nunca tinha lido os livros da Jane Austen e li por causa do filme. Me apaixonei pela Sofia e me senti muito honrada de poder ser essa personagem que faz parte do imaginário de tanta gente. “Perdida” é um best seller e os fãs são super exigentes, o que eu acho ótimo. E gravar foi muito legal, a gente se divertiu muito, até porque a história nos leva a esse lugar meio místico. Então foi uma experiência incrível e eu fiquei completamente apaixonada por essa história”, explica Grigio sobre o longa que está para estrear no segundo semestre.

Giovanna iniciou sua carreira na televisão em 2007, com nove anos de idade, como repórter do programa O Melhor do Brasil, da Record TV, no quadro “Galerinha”, onde entrevistava famosos. Depois, veio a oportunidade de interpretar Mili, na segunda versão de Chiquititas no SBT, um marco em sua carreira. Na Rede Globo, teve sua estreia como Gerusa, em Êta Mundo Bom! e também já fez parte do elenco de “Malhação: Viva a Diferença”, como Samantha, que se estendeu para o spin-off As Five, (Globoplay). Confira na íntegra a entrevista com Giovanna Grigio.

“E foi ao mesmo tempo um dos maiores presentes, porque esse desafio me fez falar espanhol e agora eu posso viajar para muitos lugares do mundo, me comunicando com as pessoas, mas foi muito difícil.”, comenta Giovanna Grigio.

Foto: Mateus Aguiar

Expressão: Protagonizou o remake de Chiquititas (SBT). Qual foi a sensação de ter um papel de destaque em uma novela tão icônica?
Giovanna Grigio: Ah, foi muito bacana. Uma experiência muito bonita na minha vida e é muito legal ver que o novo público vai descobrindo a novela e vão se encantando e mais crianças aparecem. Crianças que não eram nem nascidas na época que a novela foi gravada, porque já tem 10 anos, então eu fico sempre muito honrada. Eu acho que o público infantil é um público muito especial de se trabalhar e eu fico muito feliz de poder fazer parte da infância de tanta gente.

Expr: Seu primeiro trabalho na TV foi aos nove anos, sempre quis trabalhar no meio artístico?
G.G: Eu sempre quis, mas eu não sei desde quando, porque eu fazia publicidade desde bebezinha, eu fazia parte de uma agência de modelos e fazia muita publicidade. Cheguei a fazer aula de teatro com sete anos de idade e eu lembro que sempre quis ser atriz. Sempre assisti filmes, pensando que queria fazer parte dos filmes, queria fazer parte das novelas. Eu ia muito ao teatro. Meus pais me levavam. Então isso sempre fez parte da minha vida mesmo. Eu acho que eu nunca pensei em fazer outra coisa que não fosse no meio artístico.

Expr: Recentemente teve sua primeira experiência internacional, em Rebeldes, gravada no México e transmitida no mundo todo. Como foi atuar em outro idioma?
G.G: Acho que trabalhar em outro outro idioma foi o maior desafio na minha carreira, porque eu realmente não falava espanhol, tive que aprender o idioma do zero. Eu morei 11 meses no total lá no méxico. Então, eu fiquei longe de casa, longe da minha família, longe dos meus amigos, vivendo em um outro idioma, trabalhando no set. A minha personagem já morava no méxico. Então, eu sempre botei na cabeça que ela tinha muito mais naturalidade do que eu de fato tinha. Eu era muito exigente com isso. E foi ao mesmo tempo um dos maiores presentes, porque esse desafio me fez falar espanhol e agora eu posso viajar para muitos lugares do mundo, me comunicando com as pessoas, mas foi muito difícil. Eu lembro que no começo eu tinha um pouquinho de dificuldade de entender a direção e às vezes o diretor tinha que explicar um pouquinho mais devagar para mim. Mas, depois de uns meses a gente pega o ritmo e foi acontecendo de maneira mais natural.

Expr: Ainda na novela Rebeldes fez a dublagem da própria personagem para o português, como foi esse desafio?
G.G: Esse foi outro desafio porque era muito maluco, porque eu escutava a minha voz falando em espanhol no meu ouvido e era eu mesma e às vezes não sabia se era uma voz ou se era voz da minha cabeça, uma coisa de maluco mesmo (risos). Mas eu fui pegando jeito, nem gosto muito de assistir os primeiros capítulos, porque eu acho que fica esquisito, sabe? Ver minha boca mexendo em um idioma e a minha voz saindo, em outro. Nos primeiros capítulos, como foi minha primeira experiência, eu acho que tá tudo meio travado, mas, conforme eles foram passando, senti que eu fui me acostumando e melhorando. E eu adorei dublar, era uma experiência que eu nunca tinha tido e eu fiquei com muita vontade de ter outras oportunidades de dublar também. Queria muito dublar desenho desanimado, deve ser muito legal.

Foto: Mateus Aguiar

Expr: Sempre aparece na mídia com looks estilosos e inovadores, qual sua relação com a moda?
G.G: Cara, minha relação com a moda é de expressão total. Eu tenho me descoberto muito nessa área. Tenho gostado muito de me explorar na moda, eu gosto de fazer um cabelo maluco, eu gosto de fazer maquiagem doida, eu gosto de me vestir de maneiras novas assim e me diverte, me alegra, me ocupa e eu sou artista! Eu gosto de desenhar, eu gosto de cantar, eu gosto de atuar, eu gosto de me vestir também de maneiras com que eu consiga expressar quem eu sou, o que eu sinto. Eu gosto muito de moda. Gosto cada vez mais, inclusive, agora que eu fui ficando mais velha, me descobrindo mais e perdendo um pouco a vergonha eu acho, de me expressar da maneira como eu realmente sou. Eu acho que está ficando divertido.

Expr: Quais são seus planos para o futuro?
G.G: Além de Perdida que estreia em breve. Eu gravei mais um filme no início deste ano chamado Passa a Grana, que eu ainda não sei quando estreia, mas tomara que seja logo, porque foi muito legal mesmo. E, por enquanto, o que eu posso falar é isso, mas é aquilo, eu tenho me aventurado muito no mundo do cinema, das séries, gosto muito dessa área, então podem esperar que, em breve, pode ter mais coisas por aí.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação