[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]
Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1998, Salamanca é uma cidade universitária que recebe estudantes de diversas partes do mundo. Localizada na zona oeste da Espanha, distante 214 quilômetros de Madrid, Salamanca faz parte da Comunidade Autônoma de Castilla e León (Castela e Leão).
Conhecida como “cidade dourada” pelas cores em sua arquitetura, a cidade abriga a universidade mais antiga da Espanha, a Universidade de Salamanca, que apresenta uma arquitetura em estilo gótico e foi fundada em 1218.
A pequena cidade conta com uma atmosfera estudantil e possui uma agitada vida noturna com restaurantes e cafés que movimentam o centro da cidade.
Situada no centro de Salamanca, a Plaza Mayor é um lugar de encontros e festivais culturais, frequentada por turistas e moradores da cidade, é uma das praças mais bonitas da Espanha. Com uma arquitetura em estilo barroco, é do ano de 1729-1755. À noite a praça fica ainda mais charmosa, pois recebe uma iluminação especial.
Ainda nas imediações está a Rua Mayor que conecta a Plaza Mayor a Catedral Nueva e a Catedral Vieja de Salamanca. Construída no século 16, a Catedral Nuova possui uma arquitetura gótica e levou dois séculos para ser concluída. Foi construída em razão do crescimento urbano, enquanto a Catedral Vieja tinha como objetivo a defesa da população. A construção da Catedral Vieja data dos séculos 12 e 13 e o acesso é feito através da Catedral Nuova.
No centro histórico, na Calle Compañia, está a Casa de las Conchas um edifício de influência renascentista italiana do século 15. A fachada da construção está ornamentada com mais de 300 conchas – símbolo de Sant´lago, o primeiro proprietário Don Rodrigo Maldonado de Talavera pertencia a Ordem de Santiago, e junto ornamentado na fachada estão as flores de Lis da família e o escudo de armas. Atualmente o local funciona como biblioteca pública da cidade.
A Casa Lis, situada na Calle Gibraltar representa o modernismo em Salamanca. Um Museu de Art Nouveau e Art Decó, construído em um belo palácio de 1905, possui características deste estilo. No interior da casa, obras de porcelana, cerâmica, vidros, fotografias e esculturas.
A Ponte Mayor del Tormes, conhecida como a Ponte Romana de Salamanca, foi construída nos tempos do Imperador italiano Trajano. Atualmente somente os 15 arcos próximos a cidade são originais e ao longo dos séculos passou por restaurações. Utilizada somente por pedestres, a ponte apresenta uma bela vista para o rio Tormes e o centro da cidade. No começo da noite, o panorama para a cidade ganha um colorido magnifico.
Salamanca é uma cidade alegre com grande tradição cultural, única e intensa. É uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos de diferentes períodos como medieval, renascimento e barroco. Além dos patrimônios arquitetônicos é rica na religião e cultura gastronômica. Os “pinchos” e “tapas” estão enraizados na cultura gastronômica e os bares oferecem uma grande variedade de opções. Em Salamanca toda noite é diversão garantida.
[/et_pb_text][et_pb_team_member _builder_version=”3.0.106″ name=”Patrícia Zaina” position=”Gosta de viajar e fotografar | Cria roteiros personalizados para Itália e conta suas histórias de viagem no blog www.ciaobellaitalia.com.br” image_url=”http://expressaoabcelitoral.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Patricia-Zaina_Perfil_Pb.jpg” background_layout=”light” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]