Por Redação
Fotos Divulgação / Ciro Saboya Gomes

Atrações não faltam na capital cearense. Confira a bela orla central e as riquezas culturais e gastronômicas da região

A cidade alcançou a marca de segundo destino mais desejado do Brasil. E segundo o Ministério do Turismo é a quarta cidade brasileira que mais recebe turista.

O centro é o coração de Fortaleza, ponto de partida para conhecer a experiência cultural da cidade.

Theatro José de Alencar – Certamente um dos mais bonitos do Brasil. O TJA tem visitas guiadas, programação intensa e um jardim espetacular, que faz o visitante se sentir realmente em um lugar mágico.

Teatro José de Alencar, em Fortaleza
Teatro José de Alencar

Catedral Metropolitana de Fortaleza – Caminhando um pouco mais pelas ruas históricas, você chega à monumental Catedral Metropolitana de Fortaleza. O templo que demorou mais de 40 anos para ficar pronto é um belíssimo exemplar da arquitetura eclética que fascina tanto por sua engenharia quanto pela fé que ela inspira.

Mercado Central – Muito próximo de lá, o passeio cultural pelo Centro tem outro ponto alto, o Mercado Central com suas dezenas de boxes onde é possível encontrar artesanato, objetos de decoração, redes e tapetes que vêm das mais distantes partes do Ceará, além é claro, das castanhas, rapaduras e outras gostosuras que são traços marcantes da cultura cearense.

Mercado Central, em Fortaleza
Mercado Central

Museu da Fotografia – Recente patrimônio turístico de Fortaleza, o Museu da Fotografia concentra um dos maiores acervos de fotografia do país. Grandes nomes como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Cindy Sherman assinam as obras expostas, retratando guerras, conflitos, história do norte e nordeste brasileiro entre diversas outras exposições. Entre as mais de duas mil imagens está a icônica “Menina Afegã”, primeira aquisição da coleção.

O forte de Fortaleza, são as praias exuberantes e também o seu lindo Parque onde você pode aproveitar para ter horas de lazer, e ainda conhecer o bairro mais bonito da cidade que já foi cantado em versos imortais.

Praia do Futuro – Claro que quem vai a Fortaleza não deixa de ir à Praia do Futuro, favorita dos fortalezenses e dos visitantes. As crianças podem passar o dia inteiro brincando em suas areias e nas piscininhas de água salgada que se formam na baixa da maré. Um passeio deliciosamente perfeito. Agora, quer ver seus pequenos pulando de alegria? Diga estas duas palavras: Beach Park! O maior parque aquático da América Latina tem uma infinidade de brinquedos e atrações que vão fazer você também voltar a ser criança!

Praia do Futuro Fortaleza
Praia do Futuro Fortaleza

Praia de Iracema – Praia é realmente o forte de Fortaleza. Um passeio sensacional é o que começa na Praia de Iracema, uma das mais famosas do Brasil e patrimônio histórico da cidade. Lá você pode ir à Ponte dos Ingleses, também conhecida por ponte metálica, e se maravilhar com o pôr-do-sol mais concorrido da capital. Outra ótima opção é o PierIdeal, de onde é possível ver a orla de dentro do mar, um cartão postal de tirar o fôlego!
Feirinha da Beira Mar – Lugar incrível em que se pode encontrar presentes, comidas típicas e o melhor do artesanato local.

Estátua Iracema Cidadã - Foto: Kaio Machado - Fotaleza
Estátua Iracema Cidadã – Foto: Kaio Machado – Fotaleza

Parque do Cocó – Quando o assunto é parque, Fortaleza tem um dos maiores e mais bonitos das Américas, o Parque do Cocó com seus 1.571 hectares, um verdadeiro gigante verde dentro da cidade. De passeios pelo rio Cocó a piqueniques, acampamentos, caminhadas, até mesmo grandes shows e outras programações dentro de sua área, tudo é fascinante e muito bonito. Prepare-se para ver aves e mamíferos que você não achava possível achar dentro de uma cidade grande!

Parque do Cocó
Parque do Cocó

Mercado dos Peixes – No fim do calçadão, você está em uma das partes mais bonitas da cidade, o Mucuripe. Bairro cantado em versos imortais e que abriga o porto de jangadas, de onde saem todos os dias os pescadores para buscar as maiores iguarias que os verdes mares fortalezenses oferecem. O melhor de tudo é saber que se pode provar tudo isso logo ao lado, no novo Mercado dos Peixes. Imagine escolher a lagosta fresquinha mais apetitosa do que nunca e já poder degustar a preço de custo? Um sonho que se realiza todos os dias para quem passa por lá. Tem também camarão, caranguejo, peixes de todos os tamanhos, gostos e a vista deslumbrante. Reserve um fim de tarde por lá e não se arrependa!

Gastronomia

Gastronomia
Gastronomia

A cidade tem pescados maravilhosos à disposição durante todo o ano. São pargos, sirigados, galos do alto, tilápias, carás, dourados e piabas que dão água na boca só de olhar. Sem contar as grandes especialidades: A lagosta e o camarão.
Há vários locais na cidade onde é possível provar estas obras-primas e ainda tentar outras gostosuras, como a carne de carneiro, muito apreciada pelos fortalezenses.